Assuma o comando das abas do Google Chrome

3 min de leitura
Imagem de: Assuma o comando das abas do Google Chrome

A navegação por abas já é – praticamente – um patrimônio dos navegadores. Pouquíssimos navegadores lançados recentemente não utilizam alguma forma de manter diversas páginas abertas em uma única janela.

O Google Chrome, além de utilizar as abas, apareceu com uma visão inovadora a respeito do funcionamento de cada divisão, agilizando o acesso e aumentando o poder do usuário em decidir alguns comportamentos do navegador. As extensões que você encontra nesta seleção têm por objetivo aumentar ainda mais esse poder.

Alternar entre abas

A combinação de teclas CTRL+TAB é, para quem navega com muitas abas, uma espécie de salva-vidas. Com este atalho, a troca entre uma página e outra acontece de forma rápida e simples. Mesmo assim, existe espaço para melhoras.

VerticalTabs

VerticalTabs

Além de permitir a troca sequencial entre diversas abas, esta extensão oferece uma lista de todas as páginas abertas no Google Chrome, e permite a escolha de qual será trazida para o primeiro plano a partir de uma janela popup.

Tabs Plus

Tabs Plus

Trocar a visualização de uma página para outra – quando várias abas estão abertas – deixa de ser complicado graças às miniaturas geradas por este complemento. Com isso, fica fácil identificar a aba desejada. O controle dos favoritos e a busca integrada são bônus valiosos.

Visual Tabs

Visual Tabs

Para os fãs da Apple, a extensão Visual Tabs para Google Chrome traz ao navegador o visual – e modo de seleção – do Coverflow. Em um popup sobre a janela do browser, o complemento exibe miniaturas de todas as páginas abertas nas diversas abas.

Revolver Tabs

Revolver Tabs

Quando um usuário abre enormes quantidades de abas em um navegador, a probabilidade de que todas tenha relação de assunto entre si é bastante alta. Usando esta extensão é possível alternar – aleatoriamente – entre as diversas abas, em intervalos regulares de tempo. Com o Revolver Tabs, seu navegador vira uma roleta-russa de conteúdo online.

Organizar e controlar

Além de mudar a forma como você acessa cada aba aberta no Google Chrome, várias extensões permitem aumentar a praticidade das divisões de janela do navegador.

Smooth Gestures

Smooth Gestures

Navegar na internet – via de regra – significa manter ao menos uma mão no mouse. Ergonomicamente, porém, carregar o ponteiro não é uma das atividades mais saudáveis, e pode gerar lesões por esforço repetitivo, por exemplo. O Smooth Gestures permite a criação de atalhos gestuais, com deslocamento menor do mouse pela tela, para diversas funções básicas de navegação.

Incognito switcher

A navegação privada – chamada de “modo incógnito” no Google Chrome – é uma tentativa de, em computadores compartilhados, aumentar a segurança dos usuários na internet. Com esse sistema ativo, formulários, histórico e cookies não são mais guardados pelo navegador, dificultando a ação de agentes mal-intencionados.

Incognito Switcher

O complemento Incognito Switcher permite que, com um clique na tela, uma nova aba seja criada já usando as restrições de navegação privada, sem a necessidade de abrir um painel de configurações ou executar comandos extras.

TabJump

TabJump

Fechar uma aba sem querer não é algo tão incomum, especialmente quando dezenas de páginas estão abertas ao mesmo tempo. Com o TabJump é possível recuperar essas divisões facilmente, além de poder consultar sites relacionados e abrir endereços visitados frequentemente.

Join Tabs

Join Tabs

Apesar de praticamente qualquer navegador hoje permitir a utilização de abas, não é incomum encontrar sites que, no acionamento de um link, abrem uma nova janela do browser para exibir o endereço de destino. Com o Join Tabs, o Google Chrome reúne todas as janelas abertas em uma só, transformando cada página em uma aba do navegador.

Define Your New Tab

Define Your Own Tab

Que tal abrir novas abas em endereços predeterminados, como acontece com a página inicial do seu navegador? Com o Google Chrome aliado a esta extensão, você pode incluir dois endereços que serão utilizados como padrão para as abas “em branco” criadas durante uma sessão de navegação.

Too Many Tabs

Frações de segundos após o primeiro navegador apresentar suas abas, alguém já havia aberto dezenas de divisões para sua navegação. Mais páginas, ocupando o mesmo espaço de tela é um sonho de organização, especialmente para quem consulta vários sites com frequência.

Too Many Tabs

Porém para tudo há um limite. A partir de uma certa quantidade de abas abertas, é praticamente impossível saber qual o conteúdo exibido em cada seção do navegador. O Too Many Tabs traz ao Google Chrome a solução para essa questão, organizando as diversas abas por ordem alfabética, cronológica, ou de endereço.

Navegar é preciso

O Google Chrome já é – para muitos usuários – a melhor ferramenta para acessar a vasta quantidade de informação disponível na internet. Esse sucesso deve-se – principalmente – ao poder da marca Google, à inovação na utilização das abas e a disponibilidade de extensões que aprimoram ainda mais a experiência no Chrome.

Com a seleção de complementos acima, você tem a chance de aumentar ainda mais seu controle sobre o navegador de Mountain View e o conforto dos momentos que você passa conectado. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.