A Google anunciou, nesta quinta-feira, uma mudança bem importante em seu navegador Chrome. A empresa revelou que vai atualizar o aplicativo para fazer com que ele leve um bloqueador de anúncios integrado. Isso vai acontecer a partir de algum momento deste ano ou início de 2018 — o que ainda não foi definido exatamente.

Mas isso não significa que você vai ver todas as páginas navegadas sem nenhuma propaganda. O que vai acontecer é uma reformulação das diretrizes de permissões de anúncio, fazendo com que alguns tipos de publicidade mais invasivos  sejam impedidos — incluindo vídeos com autoplay e pop-ups que cobrem a tela inteira.

De acordo com o The Verge, a Google afirma que até mesmo os anúncios da companhia podem ser bloqueados se não respeitarem essas diretrizes. É importante dizer que, apesar do funcionamento similar, a empresa de Mountain View não está chamando a ferramenta de "bloqueador", mas sim de "filtro".

A Google ainda informa que está preparando uma ferramenta para ajudar publicitários e agências a entenderem se os anúncios utilizados atualmente podem ser ou não invasivos. Será que a ideia vai tornar a internet mais "limpa" para os usuários do software?

Cupons de desconto TecMundo: