Chrome Experiments: conheça 8 recursos incríveis do navegador da Google

7 min de leitura
Imagem de: Chrome Experiments: conheça 8 recursos incríveis do navegador da Google

O Google Chrome é, sem sombra de dúvida, o navegador mais popular do planeta, sendo o mais utilizado em praticamente toda a Europa, América (do Norte, Central e do Sul), quase toda a Ásia Continental (com exceção da Índia e de outros poucos), norte da África e Oceania. Criado pela Google em 2008, o browser já está em sua 52ª versão, e as próximas já estão em fase de desenvolvimento.

O que poucas pessoas sabem é que o Google Chrome possui uma série de recursos dos mais diversos possíveis que vão muito além de apenas navegar por sites na internet. Um dos mais impressionantes é o Chrome Experiments, um conjunto de experimentos envolvendo programas interativos e projetos de arte digital, tudo feito para ser rodado diretamente pelo próprio browser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Inicialmente criado para testar os limites do JavaScript no navegador da Google, o Chrome Experiments cresceu desde 2009 e se tornou uma espécie de showroom de tecnologias baseadas em web, passando a utilizar também linguagens como HTML5, WebGL, SVG, CSS e outras. Tudo funciona no esquema de código aberto e, atualmente, mais de mil projetos já foram publicados nessa plataforma. Selecionamos oito deles para que o leitor possa ter uma ideia do que esses “experimentos” são capazes de fazer apenas na tela de seu Chrome. Confira:

Geoguessr

O Geoguessr é um jogo extremamente criativo (e difícil) que utiliza recursos da própria Google, como a API do Google Maps, usando a tecnologia Backbone.js. Trata-se de um game em que você se depara com uma imagem do Street View de algum lugar do planeta, do país ou de uma cidade, dependendo do recorte que você escolher. Seu objetivo é descobrir apenas pelo cenário apresentado qual lugar é aquele e apontá-lo no mapa.

É um jogo extremamente desafiador, mas muito criativo e até viciante

Quanto mais perto do local correto você definir o marcador, mais pontos ganha. É um jogo extremamente desafiador, mas muito criativo e até viciante. De maneira bastante simples, ele utiliza as informações captadas do Google e as apresenta para o usuário através do próprio navegador.

Para acessar o Geoguest, basta clicar neste link.

Onde estou?

House Configurator

Servindo como uma ferramenta importante para uma série de profissionais, como arquitetos, engenheiros, decoradores e muitos outros, House Configurator permite que o usuário desenvolva o projeto de uma casa ou construção similar desde a planta até o acabamento, tudo diretamente no Google Chrome.

Com uma ferramenta relativamente simples, é possível criar uma série de projetos

Esse recurso utiliza a tecnologia JavaScript juntamente com WebGL na visualização dos modelos tridimensionais, Canvas 2D para os modelos em duas dimensões, além de PHP e JQuery. Com uma ferramenta relativamente simples, é possível criar uma série de projetos sem a necessidade de instalar (nem de pagar) nenhum programa do tipo, que geralmente custa caro.

Para acessar o House Configurator, basta clicar neste link.

Planta de uma casa no House Configurator

Mecabricks

Quer brincar de LEGO em um cenário virtual sem precisar se levantar da cadeira em frente ao seu computador? Mecabricks é a solução para o seu problema. Trata-se de uma ferramenta completa com uma biblioteca imensa contendo praticamente todos os tipos de peças possíveis já fabricados pela empresa dinamarquesa de brinquedos de montar.

É possível representar digitalmente qualquer montagem já feita com LEGO controlando a movimentação das peças

Na tela, você encontra um tabuleiro virtual onde você pode dispor todas as peças em tamanhos extremamente variados e nas cores que você preferir. É possível representar digitalmente qualquer montagem já feita com LEGO controlando a movimentação das peças por meio dos atalhos do teclado ou do mouse. Esse projeto foi criado usando as tecnologias WebGL, HTML5, JavaScript e THREE.js.

Para acessar o Mecabricks, basta clicar neste link.

Uma X-Wing feita de peças virtuais de LEGO

Silk

Não é só de jogos e ferramentas técnicas que o Chrome Experiments vive. Uma das categorias mais beneficiadas por essa plataforma é a arte digital, que vem ganhando espaço gradativamente entre artistas que preferem um meio mais moderno de expressão. Silk é um painel onde você pode gerar formas e curvas de cores e luz que usa HTML5 e Web Audio para a parte auditiva.

Com uma série de controles bastante específicos, além da opção de alteração de cores, simetrias e formatos, é possível gerar gravuras criativas e cheias de significados

Com uma série de controles bastante específicos, além da opção de alteração de cores, simetrias e formatos, é possível gerar gravuras criativas e cheias de significados. Certamente, esse recurso pode ser explorado profundamente por artistas que se interessem pelas criações digitais tão populares nesse começo de terceiro milênio.

Para acessar o Silk, basta clicar neste link.

Arte abstrata digital em Silk

Way To Go

Way To Go é uma mistura de jogo, história interativa e arte que leva o personagem por um passeio através de uma sombria (porém bonita) floresta temperada. Trata-se de uma mistura de cenas reais, gravadas com câmeras em 360 graus, com animação em duas e três dimensões. As paisagens são de tirar o fôlego e você é quem escolhe como elas serão apreciadas e desbravadas.

Esse “experimento” utiliza as mais variadas linguagens de programação, como JavaScript, HTML5, WebGL, THREE.js, além de uma série de mundos tridimensionais renderizados

Esse “experimento” utiliza as mais variadas linguagens de programação, como JavaScript, HTML5, WebGL, THREE.js, além de uma série de mundos tridimensionais renderizados a partir de rascunhos feitos à mão, controle dinâmico em 360 graus e diversos tipos de compressão sonora para dar mais profundidade à experiência. Tudo isso é compatível com as mais recentes tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Para acessar o Way To Go, basta clicar neste link.

A floresta digital de Way To Go

Wormz

Wormz é mais um projeto que envolve a elaboração de obras artísticas usando linguagens como HTML5 e JavaScript. Com ele, você cria imagens diversas com pequenas “minhocas” que se movimentam pela tela. É possível alterar uma grande quantidade de configurações para chegar ao resultado desejado, seja afetando a velocidade com a qual as formas se mexem, suas cores, o comprimento no qual se desfazem e outras características.

A ideia desse “experimento” é brincar com as formas, as cores e os movimentos, gerando imagens que mexem com nosso sentido de visão e causam alterações em nossa percepção

A ideia desse “experimento” é brincar com as formas, as cores e os movimentos, gerando imagens que mexem com nosso sentido de visão e causam alterações em nossa percepção. Tudo isso feito diretamente a partir da tela de seu navegador e com seus próprios recursos.

Para acessar o Wormz, basta clicar neste link.

TecMundo também é arte!

X-Type

X-Type é um divertido passatempo que coloca você a bordo de uma nave que é ameaçada por disparos de outros veículos espaciais. Você deve desviar dos projéteis e disparar contra eles para que sejam completamente destruídos. Quanto mais longe você for, melhor: é assim que você acumula pontos e pode comparar os resultados com pessoas do mundo todo.

O game, mesmo que simples, tem um visual muito bonito e uma jogabilidade impecável, inclusive se mostrando muito melhor do que muitos outros da mesma categoria

O game, mesmo que simples, tem um visual muito bonito e uma jogabilidade impecável, inclusive se mostrando muito melhor do que muitos outros da mesma categoria. X-Type é um exemplo da capacidade do Google Chrome no desenvolvimento de aplicações para serem executadas diretamente no browser, sem ficar para trás de programas e softwares independentes.

Para acessar o X-Type, basta clicar neste link.

Batalha espacial em X-Type

X-Wing

Se você é fã da franquia Star Wars, com certeza conhece as famosas X-Wings, as principais naves usadas pelos Rebeldes na luta contra o nefasto Império Galático. Nesse “experimento”, você controla um desses veículos espaciais sobrevoando a superfície da Estrela da Morte na cena que marca o final do primeiro filme da série.

Com gráficos realistas e muito fiéis aos filmes, você deve pilotar a nave desviando de obstáculos que surgem em seu caminho.

Com gráficos realistas e muito fiéis aos filmes, você deve pilotar a nave desviando de obstáculos que surgem em seu caminho. A movimentação do veículo pode ser feita através do teclado e do mouse e, em certos locais, é necessário virar a nave de lado para superar algumas barreiras. Com a facilidade de se curtir um game desses no navegador, até Luke Skywalker ia querer brincar um pouco.

Para acessar o X-Wing, basta clicar neste link.

Star Wars!

.....

Existem literalmente centenas e centenas de projetos criados e disponibilizados na plataforma Chrome Experiments. Vale a pena passar um tempo explorando essas ferramentas, pois é certeza que você pode encontrar coisas muito interessantes. Algumas delas podem ser perfeitas para o que você precisa ou, na melhor das hipóteses, você pode se divertir bastante com tantos recursos criativos e interessantes.

Para acessar o Chrome Experiments, clique neste link. Se você encontrar mais coisas bacanas, compartilhe com a gente aqui na seção de comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.