Depois de passar 20 minutos preenchendo um longo formulário em uma página de cadastro, eis que você encontra um erro de digitação e resolve usar o botão Backspace do teclado para fazer a correção e acaba ativando inadvertidamente o atalho de “voltar” do Chrome. Caso você tenha se identificado com essa frustrante situação, pode se sentir aliviado: a Google finalmente está acabando de uma vez por todas com o problema.

A remoção do atalho começou a ser realizada com uma atualização recente do navegador e não deve demorar para chegar a todos os usuários. Anunciada há cerca de um mês, a medida foi criticada por fãs da antiga função, mas os engenheiros da gigante das buscas afirmaram que o número de reclamações recebidas ao longo dos anos e a facilidade relativa para quem desejar reverter o processo fizeram com que a mudança valesse a pena.

Praticamente todo mundo já passou por isso em algum momento

“Estamos definitivamente cientes da frustração que isso causa para os usuários que passaram a depender do atalho. No entanto, para aquele que não entender o comportamento desse recurso, que são a maioria, a perda de dados também é algo superincômodo e eles estão menos preparados para entender ou prevenir esses problemas”, escreveram os representantes da Google.

E se eu não quiser mudar?

Caso você seja um dos fãs de atalhos que se sentiram incomodados com a mudança, existem algumas formas de contornar a questão. Pressionar a seta para a esquerda junto à tecla Alt (no Windows) ou ao botão Command (no Mac) também funciona para voltar para páginas anteriores. Além disso, há extensões do Chrome que fazem com que o Backspace continue funcionando como sempre.

Cupons de desconto TecMundo: