Microsoft mostra em teste como o Chrome come a bateria do seu notebook

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft mostra em teste como o Chrome come a bateria do seu notebook

A fim de mostrar que o seu navegador apresenta um desempenho melhor do que o dos rivais, a Microsoft publicou um teste que revela o consumo de bateria em notebooks Windows. O resultado é que o Microsoft Edge apresenta uma economia bastante superior em relação à concorrência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa pegou quatro laptops idênticos e abriu neles quatro navegadores exibindo um mesmo streaming em vídeo. Em seguida, retirou todos da tomada e aguardou com um cronômetro para medir o quanto a bateria de cada um deles duraria.

Segundo o teste, a vida útil da bateria de um PC com o Microsoft Edge sendo o navegador dura 17% a mais que com o Opera (sendo que este usava o Battery Saver como "extra"), 43% a mais que com o Mozilla Firefox e incríveis 70% a mais que com o Google Chrome. Desse modo, tão surpreendente quanto a liderança do Edge é o quanto o browser da Google "abocanha" a energia dos aparelhos. Recentemente, um estudo comprovou que o Safari é 28% mais eficiente que o Chrome no Mac.

Tirando a prova

Os valores completos por navegador

A empresa também publicou o gráfico completo de consumo, mostrando o uso de GPU, CPU e WiFi. O Edge novamente apresenta os menores valores (o que é positivo). Desta vez, o Chrome vai melhor — embora ainda bem distante do concorrente — e aparece em segundo lugar.

A Microsoft garante ainda que os números não são apenas coisa de laboratório; ou seja, a teoria é comprovada na prática.

O consumo de energia em mW por navegador

Ela também mediu dados de milhões de dispositivos com o Windows 10 ao redor do mundo e de fato concluiu que o Edge apresenta maior eficiência no mundo real. O gráfico mostra o consumo de energia em mW (Megawatts), e, novamente, o produto Microsoft fica na liderança, ganhando por pouco do serviço da Mozilla.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.