Problema no Google Calendar abre seus eventos privados para terceiros

1 min de leitura
Imagem de: Problema no Google Calendar abre seus eventos privados para terceiros

(Fonte da imagem: Reprodução/shkspr)

Nesta quinta-feira (23), um desenvolvedor inglês identificado apenas como Terence Eden chamou a atenção de todos para uma falha no serviço Google Calendar da gigante de Mountain View. E é melhor tomar cuidado, porque, se o problema acontecer com você, é provável que algumas situações constrangedoras aconteçam.

De acordo com as informações divulgadas, o problema é proveniente do fato de o Calendar ser programado para avaliar o nome dos seus compromissos de maneira inteligente. No entanto, por conta da falha, o serviço vai acabar convidando todas as pessoas que forem mencionadas (na forma de um email, como mostra a imagem acima) no título escolhido por você.

Google já está trabalhando para resolver o problema

Sendo assim, caso você tenha um compromisso com a sua esposa e mencione o nome dela no título do evento, ela vai receber um convite para acessá-lo — e sem que você saiba disso e mesmo com o acontecimento definido como privado. A princípio, o Google Calendar deveria trabalhar dando a você a opção de convidá-la ou não, mas isso não está acontecendo.

Apesar disso, a pessoa que receber o aviso desse evento não vai receber nenhuma sinalização por email, apenas através do Calendar — e, ao que parece, ela não pode acessar todas as informações do evento. Além disso, Eden também explicou que o problema atinge somente algumas pessoas que não usam o Gmail e que o sistema Android está livre disso.

Ao saber da situação do Google Calendar, a gigante de Mountain View alegou que está não é uma brecha de segurança, mas que pode gerar spam para muitas pessoas. Além disso, a empresa também já alegou publicamente que está trabalhando para resolver a questão — mas, até lá, é melhor ter cuidado com os títulos que você escolhe para os seus compromissos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.