Google Assistant vs Siri: quem é o melhor assistente virtual? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistant vs Siri: quem é o melhor assistente virtual? [vídeo]
Imagem: Android Pit

Uma das principais novidades que surgiram com o anúncio dos smartphones Pixel da Google foi o Google Assistant, que promete ser um assistente virtual tão eficiente quanto a própria Siri. Mas será que a nova ferramenta da gigante das buscas é tão boa quanto parece, frente ao consagrado software da Apple? Para descobrir isso, o famoso youtuber Marques Brownlee colocou ambos os sistemas para se enfrentarem.

O resultado? Ao que tudo indica, o Google Assistant é realmente bom. De maneira geral, ambas apresentam um funcionamento quase idêntico... Até que começamos a usar certas ferramentas, como no caso dos lembretes. Nessas horas o software da Google leva clara vantagem, mostrando uma maior possibilidade de personalização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A maior vantagem do Google Assistant, porém, fica com relação à maneira como o sistema trabalha com o contexto para trazer informações. Como resultado, fazer perguntas com base em comandos anteriores para Siri normalmente dá errado. Por outro lado, o novo assistente dos Pixel também deixa de atender algumas ações simples, já disponíveis no Google Now, mas compensa com um humor bastante divertido de acompanhar.

Não é como se a Siri saísse perdendo em tudo, é claro. Vale notar, por exemplo, que ela ganha em velocidade, normalmente carregando as informações um instante antes do Google Assistant. Além disso, a ferramenta da Apple também ganha no visual, com uma interface que costuma trazer mais dados e apresentando-os de maneira mais gráfica; no entanto, como notado por Brownlee, isso não é tão útil ao usar um assistente virtual, já que a ferramenta normalmente vem a uso quando você não está perto do aparelho.

De maneira geral, porém, a diferença ainda é pequena, e ambas ainda devem servir muito bem para os principais propósitos do público. Agora é esperar para ver se uma das assistentes vai receber mais melhorias para superar a outra ou se ambas vão continuar parecidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.