Golpe oferece ovo de Páscoa grátis e atinge 300 mil brasileiros em 24 horas

1 min de leitura
Imagem de: Golpe oferece ovo de Páscoa grátis e atinge 300 mil brasileiros em 24 horas

Com a Páscoa chegando, hackers desenvolveram uma campanha falsa que promete ovos de chocolates da Kopenhagen grátis. O golpe é aplicado através de um link, compartilhado por WhatsApp, e leva o usuário a uma página fraudulenta.

Essa farsa funciona de modo idêntico à que prometia um cupom no valor de R$500 nas lojas O Boticário: o usuário recebe, através de mensagens de contatos conhecidos, um convite para participar da promoção.

Ao abrir o falso site, a vítima é convidada para responder três perguntas relacionadas à marca, como: “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. A página ainda conta com comentários falsos elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe, como “acabei de receber o meu”.

Depois de compartilhar o link com amigos – o que é obrigatório para receber o suposto brinde –, o usuário é encaminhado a se cadastrar em sites maliciosos ou a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável.

Em apenas 24 horas, mais de 300 mil brasileiros foram enganados pela promoção que prometia o direito de retirar um Ovo Língua de Gato, segundo a empresa PSafe.

A Kopenhagen lançou um comunicado em sua página do Facebook, alertando sobre o golpe.

Para evitar cair nesse tipo de farsa, vale a dica: sempre desconfie de promoções exageradas que chegam por mensagens e cheque se a promoção é real. Além disso, mantenha seu sistema operacional atualizado e baixe aplicativos apenas através das lojas oficiais, como Google Play e App Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.