Gmail permite compartilhar uma conta entre vários usuários

1 min de leitura
Imagem de: Gmail permite compartilhar uma conta entre vários usuários

Um dos principais serviços de webmail da atualidade, o Gmail, liberou na quarta-feira (14) o acesso compartilhado a uma conta por diversos usuários, cada um com seu próprio login pessoal. Essa possibilidade já existia para usuários das contas corporativas gratuitas oferecidas pela empresa, os Google Apps, e agora chega também aos emails particulares.

Apesar de parecer estranho acessar – com seu próprio login – uma conta de email de outra pessoa, esse tipo de prática é relativamente comum em empresas com diversos setores ou organizações que necessitam resolver questões com urgência, mesmo que um dos responsáveis não esteja conectado todo o tempo.

Assim, é possível que uma família tenha condições de responder por um de seus membros que porventura esteja desconectado, em férias ou hospitalizado, por exemplo, sem depender de descobrir a senha da conta daquele usuário.

Habilitando o compartilhamento

Para permitir que outros usuários do Gmail acessem uma conta, o titular do endereço deve enviar uma mensagem de convite a cada um. A mensagem é composta automaticamente e consiste em um link de confirmação, e pode ser enviada a partir do painel de configurações do Gmail, na aba “Contas e importação”, na seção “Permitir acesso à sua conta”.

Painel de preferências do Gmail agora tem opção de compartilhamento de contas

Depois de habilitar o compartilhamento, é necessário aguardar alguns instantes, sair do Gmail e reconectar com a conta convidada. Um pequeno triângulo será exibido ao lado do nome do usuário e, clicando nele, uma nova aba – ou janela – do navegador acessará a conta compartilhada.

Todas as mensagens enviadas por meio da conta compartilhada recebem a marcação “Enviada por X, em nome de Y” (onde X é a conta que acessa a conta compartilhada Y).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.