Uma postagem feita em um fórum de Bitcoin localizado na Rússia pode conter um enorme vazamento de contas e senhas do Gmail (e que garantem acesso a outros serviços da Google, claro). Se tudo o que foi publicado for verdade, aproximadamente 4,93 milhões de perfis foram expostos na publicação.

O responsável, que posta sob o apelido de tvskit, afirma que ao menos 60% das senhas estão funcionando. De acordo com a imprensa russa, a Google negou que tenha sido invadida recentemente e que esse vazamento seja algo recente. Por isso, a notícia deve ser tratada como um rumor e, se confirmado, o vazamento pode não ser tão perigoso quanto parece.

Isso porque, a partir de uma análise superficial, descobriu-se que várias das contas em espanhol, inglês e russo são bastante antigas. O próprio Google afirma que os perfis foram roubados ao longo dos anos por ataques individuais de hackers ou golpes como phishing — e algumas até já estariam desativadas ou abandonadas faz tempo.

Além disso, a postagem original foi bastante editada: primeiro, as senhas foram apagadas e só os logins estavam disponíveis para conferência. Agora, a página inteira da publicação está bastante instável. No mesmo fórum, supostas contas dos serviços Mail.ru e Yandez também foram postadas nos últimos dias.

E agora, o que fazer?

É possível que contas ativas e protegidas não estejam na lista publicada no fórum russo, mas não custa nada prevenir. Por isso, se você quiser uma proteção extra, altere a senha atual e habilite a autentificação por dois passos. Fique de olho no TecMundo para mais atualizações sobre o caso.

Atualizado

Se você ficou encucado com essa notícia e está com receio de que seu email possa estar na lista, saiba que há uma forma rápida e segura de descobrir se a sua conta (e consequentemente senha e dados pessoais) foi exposto na listagem.

Basta clicar aqui para acessar o site IsLeaked, digitar seu endereço de email e clicar em "Check it!" para conferir se o seu email está entre os que foram publicados no fórum russo.

Se você estiver com receio de fornecer seu email no campo de busca do IsLeaked, informamos que há uma forma de evitar que o site obtenha seu endereço completamente. Basta substituir três caracteres do endereço de email por asteriscos (no caso do email tecmundo@gmail.com, então vamos trocar uma parte e informar o seguinte endereço: tec***do@gmail.com) e efetuar a busca.

O site confere na listagem se há algum email semelhante e lhe dará um retorno imediato. Salientamos que a busca do site é realmente funcional (baixamos o arquivo do fórum russo e conferimos que um endereço pesquisado estava no arquivo com os endereços publicados).

Se o seu email for identificado como um dos que foram expostos, recomendamos a mudança de senha imediatamente! Ativar a verificação em duas etapas também pode ser uma boa ideia para evitar que sua conta seja acessada em dispositivos desconhecidos.

Cupons de desconto TecMundo: