Como enviar respostas automáticas no Gmail

1 min de leitura
Imagem de: Como enviar respostas automáticas no Gmail

De acordo com dados da consultoria comScore, o Gmail é atualmente o segundo cliente de email mais utilizado pelos brasileiros. O serviço recebe cerca de 8 milhões de visitas mensais e fica atrás apenas do Hotmail, que conta com cerca de 20 milhões de acessos por mês.

O resultado se deve, em grande parte, pela facilidade de utilização do Gmail. Tudo está ao alcance de poucos cliques, e a Google não investe em recursos extras e complicados de se utilizar. O serviço é apenas um cliente de email, com opções básicas e boa usabilidade.

Configurar uma resposta automática de email, porém, é um recurso útil e necessário para muitos usuários, seja para confirmar o recebimento de uma mensagem ao remetente ou avisar sobre algum evento especial. A função está disponível pela opção “Configurações”, localizada no canto superior direito da tela.

Clique na opção indicada

A opção permite, inclusive, programar uma data final na qual as mensagens recebidas não serão mais respondidas. Basta preencher as opções e marcar as caixas como quiser e, ao final, pressionar o botão “Salvar alterações”.

Preencha os campos como quiser

Para quem deseja personalizar ainda mais a função, e enviar mensagens automáticas apenas para um grupo específico de remetentes, o add-on “Respostas predeterminadas” pode ser muito útil. A função pode ser ativada pelo Lab, central de modificações feitas por usuários, acessado pelo frasco de laboratório verde, na parte superior direita da tela. Para utilizar a extensão, basta selecionar a caixa “Ativar” e pressionar o botão “Salvar alterações”.

A extensão está disponível no Lab

Para configurar as mensagens automáticas, abra um novo email e vá a “Respostas predeterminadas”, selecionando a opção “Nova resposta predeterminada” logo depois. Preencha o campo que surge e, a seguir, escreva o texto a ser gravado, clicando em “Salvar”.

Será necessário criar um padrão para utilização das respostas automáticas personalizadas. Para isso, clique na opção “Criar filtro”, localizada ao lado da caixa de pesquisa superior. Preencha os campos de acordo com o perfil que deseja criar e pressione o botão “Próxima etapa”.

Preencha os campos para criação do filtro

Nesta tela, o usuário deve decidir qual ação será tomada ao receber uma mensagem que se encaixa no filtro configurado. Marque a opção “Enviar resposta predeterminada” e, na caixa, selecione o modelo criado. Para encerrar, pressione o botão “Criar filtro”.

Selecione a ação desejada

Repita a operação quantas vezes forem necessárias, criando a quantidade desejada de modelos de mensagem e filtros. Para desativar as respostas automáticas personalizados, basta deletar os perfis criados na opção “Criar filtro”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.