Gmail pode mudar radicalmente pela primeira vez desde 2004

1 min de leitura
Imagem de: Gmail pode mudar radicalmente pela primeira vez desde 2004
Imagem: Geek

O Gmail poderá ganhar uma interface completamente renovada em breve. De acordo com informações do site Geek, a Google convidou um seleto grupo de usuários para testar uma nova versão completamente remodelada do aplicativo – pela primeira vez desde que o serviço foi lançado, em 2004.

Nas imagens vazadas, podemos notar que a versão de testes do Gmail apresenta alguns elementos interessantes. O mais notável deles é o design responsivo, que se adapta a uma variedade de tamanhos de tela, sem perda de funcionalidades.

Novos menus e barras

A barra superior agora ganha uma tonalidade azul, com um extenso campo de pesquisas e um botão que permite acessar o hangouts no canto direito, além de um botão em formato de pin, que possibilita aos usuários manterem todos os emails marcados no topo da tela.

Uma das maiores mudanças presentes nesta versão de testes é o menu lateral, que agora se torna auto-ocultável. Para acessá-lo (ou escondê-lo), basta clicar no botão em formato de três listras na barra superior do serviço.

Novas opções e funcionalidades

O botão para compor emails agora fica localizado no canto inferior direito da tela, que também permitirá criar lembretes e, aparentemente, acessar os últimos contatos ou os mais usados.

As clássicas estrelas agora foram substituídas por pins. Além disso, as marcações inteligentes ganharam cores específicas e recebem novas categorias: viagens, compras e finanças. Vale lembrar que estas imagens são bem parecidas com aquelas que vimos na versão remodelada do Gmail para o Android.

Será que vai?

Nunca é demais avisar que esse design completamente novo é apenas uma versão de testes, ou seja, pode ser que ele nunca seja lançado para os consumidores finais. A empresa tem o costume de avaliar opções de layout com pequenos grupos de usuários, antes de liberá-las para o público geral.

E, como bem lembrou o The Verge, se eles estão realmente pensando em mudar a aparência do Gmail, é bom que a Google dê uma atenção extra para o gerenciador de contatos, totalmente inadequado. E você? Gostou?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.