As dicas de utilização do GIMP são muitas, e por isso o Baixaki tem investido na criação de vários tutoriais para você ficar fera na edição de imagens. No dia de hoje você vai aprender como é simples retirar partes indesejáveis da imagem, e o resultado fica tão bom que após a edição ninguém vai saber que a foto estava diferente.

Fácil e demorado...

Este truque é bem fácil, entretanto para os mais inexperientes o resultado pode ser mais demorado. Frisa-se que o tempo de demora vai depender da quantia de coisas que você deseja apagar. Se você acompanhou o passo-a-passo que mostrava como retirar espinhas e imperfeições nas fotos, certamente notará que o truque de apagar partes indesejáveis é bem semelhante.

Agora chega de papo e mouse à obra:

1) Neste tutorial vamos mostrar apenas como retiramos uma nuvem da imagem, porém antes que você leia os passos, queremos que visualize a imagem inicial (na qual há diversos detalhes), para que após a leitura do texto você possa conferir o que especificamente retiramos da imagem:

A imagem inicial

As ferramentas que vamos utilizar durante o trabalho serão as seguintes:

Ferramenta de Zoom
Ferramenta de Clonagem
Ferramenta de Restauração

2) Primeiramente vamos retirar as nuvens, para isso precisamos aplicar zoom onde elas estão localizadas. Após isso selecione a “Ferramenta de Clonagem” e veja na imagem abaixo como utilizá-la.

Zoom e Clonagem de partes da imagem

Como o próprio nome já diz, a ferramenta é responsável por copiar uma parte da imagem sobre outra parte — daí o nome clonagem. O funcionamento dessa ferramenta é bem simples, basta posicionar o mouse na parte de origem, pressionar a tecla Ctrl junto com um clique do mouse, e então clicar no local de destino.

Valores de Clonagem

Os valores utilizados na “Ferramenta de Clonagem” foram os seguintes:

Modo: Normal
Opacidade: 100,0
Pincel: Circle 19
Escala: 3,00

Salienta-se que estes valores foram utilizados para apagar as nuvens, e eles devem ser alterados conforme o espaço disponibilizado de origem — em nosso exemplo mudamos a escala conforme o objeto que deveria ser apagado.

3) Repita o processo acima quantas vezes for preciso, até que o objeto tenha sido totalmente apagado. Note que você deve selecionar um local de origem parecido com um local de destino, pois assim a imagem não vai dar a impressão de ter sido alterada. Não se importe com as imperfeições (veja que em nosso exemplo ficou bem rudimentar a aplicação da ferramenta), porque elas sumirão com a próxima ferramenta.

Após aplicar a ferramenta de clonagem

4) Agora que você já apagou totalmente o objeto, selecione a “Ferramenta de Restauração” e veja na imagem abaixo como usá-la.

Aplicando a Restauração

A “Ferramenta de Restauração” é a mesma que foi utilizada no truque de apagar espinhas, e por isso você já deve saber como utilizá-la. Caso não saiba, ela funciona da mesma maneira como a “Ferramenta de Clonagem”. Portanto, selecione um local de origem para copiar (utilize a tecla Ctrl e o clique do Mouse) e um local de destino (clique com o Mouse para colar), o qual será restaurado.

Valores de Restauração

No exemplo da nuvem, foram utilizados os seguintes valores na ferramenta:

Modo: Normal
Opacidade: 100,0
Pincel: Circle 19
Escala 6,00

Ressalta-se que tais valores foram utilizados na textura do céu, pois as cores são muito semelhantes e não fazem diferença no resultado final. Se no seu caso você está utilizando uma imagem que possua mais detalhes de cores, talvez seja interessante diminuir a escala.

5) Efetue a restauração em todos os locais do objeto, e utilize a “Ferramenta de Zoom” para verificar se as imperfeições estão sumindo.

Visualize o trabalho sem o zoom

Neste pequeno exemplo excluímos uma nuvem da nossa imagem. Porém, para efeitos de comparação, abaixo apresentamos a imagem finalizada.

Fazer um carro sumir não é tão fácil...

Acima você observa que é possível apagar até mesmo objetos grandes — como um carro —, porém este é um trabalho muito minucioso e que exige tempo. A habilidade você adquirirá com a prática (é normal que você demore mais de uma hora para apagar objetos grandes da imagem), e tenha certeza que o Baixaki irá lhe ajudar com vários outros truques para deixar suas imagens profissionais e com grande estilo.

Cupons de desconto TecMundo: