Como renomear vários arquivos de uma só vez no Windows

1 min de leitura
Imagem de: Como renomear vários arquivos de uma só vez no Windows

Existem algumas ferramentas capazes de renomear vários arquivos simultaneamente, frequentemente relacionadas à organização de bibliotecas de mídia. No entanto, nem sempre você tem permissão para instalar tais aplicativos em um determinado PC, ou simplesmente não tem tempo para baixar tais programas.

Nesses casos, há uma maneira bastante simples de alterar o nome de todos os arquivos de uma pasta de forma que todos eles possuam o mesmo título seguidos de um número. Por exemplo: “Fotos da festa (1)”, “Fotos da festa (2)”, “Fotos da festa (3)” e assim sucessivamente.

Selecione todos e clique em Renomear

Primeiro coloque todos os arquivos desejados dentro de uma mesma pasta. Em seguida, selecione todos eles usando o mouse ou o comando Ctrl + A. Pressione então F2 ou clique com o botão direito sobre aquele que você pretende que seja o primeiro da lista e escolha “Renomear”.

Digite o nome desejado e pressione “Enter”. Casa haja arquivos de formatos diferentes dentro da pasta, uma nova contagem será iniciada para cada formato, como mostra a imagem abaixo. Se você organizar os arquivos por “Tipo” eles serão ordenados e colocados automaticamente em ordem alfabética.

As fotos da festa ficaram ótimas

.....

A dica dada acima é simples, mas muito útil e funciona em qualquer uma das versões do Windows. Aproveita o espaço para comentários abaixo para contar o que achou do artigo e se ele foi proveitoso para você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.