Dropbox: como sincronizar a conta em um pendrive

2 min de leitura
Imagem de: Dropbox: como sincronizar a conta em um pendrive

O serviço de armazenamento na nuvem, que permite sincronizar uma pasta de arquivos aos seus aparelhos móveis como tablets e celulares, além de ser acessível via internet pelo seu computador pessoal, pode ser também carregado no pendrive através do aplicativo DropboxPortableAHK.

O programa permite mover a sua pasta de conta no Dropbox para o periférico conectado ao seu computador. Assim, todos os arquivos salvos na nuvem podem ser transferidos para o seu pendrive. O DropboxPortableAHK tem a opção de selecionar quais pastas da conta você desejar sincronizar com o portátil.

Configurando a conta de Dropbox

Ao baixar e instalar o programa a partir do site no seu computador, você é guiado para configurar a sua conta do Dropbox e associá-la ao pendrive. O processo permite definir opções avançadas de gerenciamento e de como você prefere que o aplicativo salve seus arquivos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

As etapas de configuração incluem nove páginas que detalham os mecanismos e o funcionamento do DropboxPortableAHK. Muitas opções já vêm configuradas automaticamente e é recomendável seguir com a seleção-padrão. Nessa lista, entram a identificação da rede conectada à internet, a localização da sua pasta Dropbox no computador e as notificações e atualizações do aplicativo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

É na aba de Extensões que você terá opções mais avançadas para modificar o funcionamento do programa. Um dos itens dessa seção se chama SyncAndGo, que atualiza automaticamente a pasta Dropbox do seu computador e pendrive e imediatamente encerra o aplicativo após a sincronização.

Em seguida, é necessário informar a conta Dropbox a ser utilizada com o programa. Há a opção de associar uma conta já existente, informando os dados cadastrados, ou criar uma nova conexão com o serviço de armazenamento em nuvem.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com o DropboxPortableAHK, é possível selecionar quais pastas e arquivos você deseja sincronizar entre a sua conta na nuvem e o seu periférico portátil. Essa configuração pode ser ajustada na aba “Advanced”, nas preferências do aplicativo. O item “Selective Sync” permite marcar os diretórios que você prefere que se mantenham atualizados com a nuvem.

Para encerrar o aplicativo e desassociar uma conta Dropbox do seu computador, caso deseje não mais utilizar a ferramenta de sincronização com o pendrive, você pode desconectar a ligação através da aba “Account”, clicando em “Unlink This Computer”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O DropboxPortableAHK serve para salvar os arquivos da sua conta no serviço Dropbox em um pendrive, seja para ter uma cópia de backup ou para repassar arquivos para terceiros. O serviço de armazenamento na nuvem utiliza a conexão à internet para carregar sua conta; o DropboxPortableAHK é uma opção para manter os arquivos salvos e atualizados para um momento eventual sem conexão com a rede.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.