Primeiras impressões do Samsung Galaxy Tab 10.1

5 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões do Samsung Galaxy Tab 10.1

Ontem, o Tecmundo marcou presença no lançamento do novo Samsung Galaxy Tab — que já estava disponível nas lojas VIVO de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento realizado por meio de uma parceria entre VIVO e Samsung ocorreu em Curitiba, durante a noite. Na ocasião, havia dois tablets para teste e, claro, testamos exaustivamente um deles para lhe trazer as primeiras impressões.

Um concorrente que supera expectativas e medidas

Como é de conhecimento geral, o Galaxy Tab 10.1 vem para bater de frente com o iPad 2. E, nos quesitos físicos, o tablet faz bonito. São apenas 565 g (contra 595 g do produto da Apple), 8,6 mm de espessura (para superar os 8,8 mm da concorrente) e um design espetacular — nesse quesito, depende apenas da opinião do usuário para determinar se ele é mais elegante que o iPad 2.

Ampliar

O modelo que será comercializado pela VIVO (e posteriormente por outras operadoras) tem a parte traseira em cor branca e a frontal em preta. Na parte lateral, há botões para controle de volume e bloqueio da tela. E como será comercializado apenas o modelo com conexão 3G, o Galaxy Tab 10.1 tem espaço para cartão SIM.

Ampliar

O produto vem com fone de ouvido (de 3,5 mm), carregador USB e adaptador para conectar na tomada. Segundo o representante da Samsung, a fabricante disponibiliza alguns acessórios (como dock e cabo para conectar o produto a uma TV com DMI) para o novo Galaxy Tab 10.1, os quais podem auxiliar durante o uso cotidiano.

O Android em máximo esplendor

Ao contrário do que divulgavam as primeiras notícias, o Galaxy Tab 10.1 já vem com o Android 3.1 (Honeycomb). Em nossos testes rápidos, pudemos perceber que o sistema é muito rápido, tem suporte excelente para multitarefa e está bem elegante no quesito design. As cinco áreas de trabalho altamente personalizáveis são excelentes para usuários que trabalham com um grande volume de aplicativos.

Ampliar

Durante pouco mais de uma hora, pudemos verificar o desempenho do tablet com o novo Android. Em alguns momentos, pudemos notar um leve atraso para abrir um ou outro aplicativo. Todavia, parte do problema se deve aos demais softwares que estavam rodando em segundo plano.

A reprodução de vídeos é muito boa, assim como a execução dos jogos não deixa a desejar. O Galaxy Tab 10.1 consegue aproveitar todos os recursos do sistema operacional e, com uma tela precisa, o utilizador pode desfrutar de uma infinidade de softwares robustos (inclusive jogos tridimensionais).

Ampliar

Por padrão, o Galaxy Tab 10.1 traz alguns aplicativos instalados, incluindo editor de documentos, aplicativos exclusivos da Samsung, loja da VIVO e os softwares nativos do Android. Os 16 GB de espaço interno devem ser suficientes para usuários que costumam ter uma biblioteca razoável de músicas e pretendem manter alguns vídeos dentro do dispositivo. Para a instalação de mais apps, o espaço do tablet deve ser mais do que suficiente.

Nossos testes com a câmera do aparelho não impressionaram muito. Seja com o uso do flash ou sem, as imagens capturadas deixam a desejar, apresentando qualidade inferior à de muitos smartphones. Todavia, devemos lembrar que os tablets não são produtos focados na captura de imagens, assim, a qualidade das fotos é boa o suficiente para registrar momentos exclusivos e compartilhar as fotos diretamente nas redes sociais.

AmpliarImagens capturadas com a câmera do Galaxy Tab 10.1 (com e sem flash) (Fonte da imagem: )

Exclusividades do Galaxy Tab 10.1

Como era de se esperar, a Samsung incluiu alguns apps e recursos para deixar o novo tablet com a cara da empresa. O primeiro recurso que nos impressionou foi a barra de atalhos. Nela ficam localizados ícones para capturar a tela (recurso nativo do aparelho), acessar a tela inicial, ativar a ação voltar e outras funcionalidades importantes.

No meio dessa barra, há uma flechinha apontada para cima. Clicando nela, o usuário abre um pequeno menu que dá acesso às seguintes funcionalidades: gerenciador de tarefas,  calendário, horário, notas, calculadora e player de música. Essa barra fica quase todo o tempo ativa, para que o usuário possa acessar funcionalidades importantes mesmo que esteja jogando.

Ampliar

Em um primeiro momento, ela pareceu um pouco incômoda, mas depois de certo tempo você acaba se acostumando. Durante a reprodução de vídeos, por exemplo, a barra é ocultada, possibilitando que o utilizador desfrute de todo o espaço para ver clipes e filmes.

Falando em vídeos, outras exclusividades da Samsung são os players de vídeo e música. Tais aplicativos são excelentes se comparados aos presentes em outros tablets. Durante as músicas, por exemplo, é possível ativar o recurso de simulação de 5.1 canais, perfeito para obter melhor qualidade durante a reprodução dos sons favoritos.

Ampliar

Um último destaque fica para a loja Samsung Apps. Apesar de não contar com uma gama muito ampla de aplicativos, esse espaço é exclusivo para usuários do Galaxy Tab, os quais podem ter a certeza de que o software que baixarão foi testado pela Samsung e é um app exclusivo para o tablet. A loja oferece programinhas gratuitos e alguns para teste, os quais foram concedidos graças a parcerias entre a Samsung e as respectivas desenvolvedoras.

A elegância exige um alto preço

Ainda que seja mais barato do que o iPad 2 (com as mesmas especificações), o Samsung Galaxy Tab 10.1 chega para conquistar um público com maiores condições financeiras, ou seja, usuários que estão interessados no tablet da Apple. Como num primeiro momento será disponibilizado apenas o modelo de 16 GB com Wi-Fi e 3G, o consumidor não tem muita opção se não desembolsar 1.999 reais.

Ampliar

Ontem, a VIVO começou a comercializar o tablet em território nacional nos planos pré-pago e algumas modalidades de pós-pago. Consumidores que adquirirem o aparelho com uma conexão 3G podem conseguir um desconto interessante.

Segundo a assessoria de imprensa da operadora, consumidores que adquirirem o Galaxy Tab 10.1 com o plano de dados de 1 GB (volume de dados mensal) conseguem um desconto de 600 reais no aparelho, ou seja, o preço cai para 1.399 reais. Vale salientar, no entanto, que o preço pode variar conforme o estado.

Ampliar

Enfim, nossas primeiras impressões com o Samsung Galaxy Tab 10.1 foram positivas. Entretanto, até que possamos analisar o aparelho a fundo, não podemos afirmar que ele é melhor do que o iPad 2 ou que o “amigo” Android ASUS Eee Pad Transfomer. Em breve, receberemos o produto para uma análise completa, portanto, fique de olho em nossa página para saber mais informações.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.