Conheça os 10 sensores do Samsung Galaxy S5 [ilustração]

2 min de leitura
Imagem de: Conheça os 10 sensores do Samsung Galaxy S5 [ilustração]

Você sabe quantos e quais são os sensores presentes no smartphone Samsung Galaxy S5? O mais novo aparelho da empresa sul-coreana traz um grande número de funções para o consumidor e, muitas delas, são possíveis graças a sensores específicos.

Quando o primeiro modelo da linha Galaxy S foi lançado, em 2010, eram apenas cinco sensores. Agora, no smartphone lançado neste ano, esse número subiu a 10. Nove deles estão indicados na ilustração acima. O décimo, não listado, é o sensor Geomagnetico, considerado um sensor básico de qualquer smartphone. Conheça um pouco mais sobre cada um deles: 

1 – Sensor de batimentos cardíacos

Essa não é a primeira vez que um smartphone consegue executar a função de mensurar batimentos cardíacos. Porém, é a primeira vez na história que um celular chega ao mercado com um sensor específico para essa finalidade.

O sensor de batimentos cardíacos consiste em um LED vermelho e um sensor de pulsações. O LED vermelho envia um raio de luz para a pelo do usuário, enquanto o sensor de pulsação mensura a movimentação do sangue sob a pele. O número de batimentos cardíacos é obtido a partir do cálculo da frequência de ondas emitidas por minuto.

2 – Giroscópio

Os giroscópios nada mais são do que os sensores capazes de informar em qual direção o aparelho está se movendo. Os eixos “x” e “y”, que você aprendeu na escola, aqui ganham as referências imediatas de “esquerda”, “direita”, “acima” e “abaixo”.

3 – Sensor de luz RGB

Este é o sensor responsável por equilibrar as cores exibidas na tela do seu smartphone quando o recurso está habilitado. A ideia é similar ao que já existe em muitos modelos de televisores. Quanto maior a incidência de luz sobre ele, maior é o brilho de tela necessário a ser emitido.

4 – Sensor de proximidade

Como o próprio nome indica, a ideia deste sensor é indicar para o software do aparelho o quão perto suas mãos estão dele. É utilizado em recursos de controle por gestos.

5 – Sensor de gestos

Complementar ao sensor de proximidade, o sensor de gestos acrescenta a capacidade de ”ler” a intensidade de movimentos, além da direção em que as mãos se movimentam.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

6 – Barômetro

Trata-se de um recurso que auxilia o usuário quando o GPS está ativo. Originalmente, um barômetro é utilizado para medir a pressão atmosférica. Em um smartphone, essa informação pode servir para reconhecer em qual andar de um prédio você está, por exemplo.

7 – Sensor de aceleração (acelerômetro)

Similar ao sensor geomagnético, ele também coleta informações dos três eixos – “x”, “y” e “z”. É utilizado mais especificamente em apps como o S Health.

8 – Sensor de efeito Hall

É utilizado para detectar quando o aparelho está recoberto pela S View Cover. O acessório é vendido separadamente, mas permite que os usuários vejam algumas informações em um parte específica da tela.

9 – Sensor biométrico

Esse é o sensor que está presente no botão “Home” do Galaxy S5. Por meio dele, é possível reconhecer as impressões digitais do usuário e comparar com as imagens previamente armazenadas, desbloqueando o aparelho ou servindo com assinatura em transações financeiras.

10 – Sensor geomagnético

A partir das informações que obtém dos três eixos, “x”, “y” e “z”, o sensor geomagnético detecta a intensidade do campo magnético. Seu funcionamento é fundamental para fazer a bússola digital, presente nos aplicativos de mapas, funcionar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.