Android: como atualizar o Galaxy S4 para o Android 4.3 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Android: como atualizar o Galaxy S4 para o Android 4.3 [vídeo]

Nos últimos dias, a Samsung começou a liberar as atualizações do Galaxy S4 para a versão 4.3 do Android. A novidade chega tanto às versões quad-core LTE como também aos aparelhos com processador Exynos octa-core.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processo, no entanto, como não poderia deixar de ser, é gradual. Ou seja, a novidade vai ser lançada aos poucos, chegando praticamente em um país de cada vez. Os donos brasileiros de Galaxy S4, por exemplo, ainda não foram contemplados com a novidade.

Isso, no entanto, não significa que você tenha que ficar sem a atualização. Isso porque alguns usuários do exterior, como Alemanha e Coreia do Sul, já receberam a nova versão do sistema operacional – e extraíram a ROM original para que todos que quiserem poderem instalá-la.

Dessa forma, é possível, por meio de uma ferramenta chamada Odin, instalar a nova versão do Android de forma manual, praticamente forçando o seu S4 a receber a novidade. Nós, do Tecmundo, fizemos todo esse processo. Confira!

Atenção

Assim como a instalação de ROMs alternativas, o processo para inserir essa nova versão do sistema operacional em seu portátil é bastante arriscado. Vale lembrar que, mesmo se tratando da ROM oficial da Samsung, ainda assim problemas sérios podem acontecer, como a inutilização do seu Galaxy S4. Assim, todo o processo é por sua conta e risco.

Além disso, essa atualização substitui totalmente o sistema operacional instalado em seu aparelho. Isso significa que todas as suas informações serão perdidas, uma vez que a memória é totalmente apagada. Há também a chance de você perder a garantia do seu gadget, por isso, pense bem antes de antecipar a instalação!

Baixando e instalando os arquivos

Antes de tudo, obviamente é preciso realizar o download dos arquivos necessários. Para fazer a instalação, você precisará de um programa chamado Odin e a sua respectiva versão desenvolvida para o Galaxy S4. A ROM oficial também precisa ser baixada.

Baixe os arquivos corretos! (Fonte da imagem: Reprodução/Mega)

Fique atento à versão do seu aparelho e utilize a opção correta, caso contrário ele pode parar de funcionar. Em nossos testes utilizamos a versão mais comum no Brasil, a S4 – I9500. Também disponibilizaremos a versão LTE, ou seja, a S4 – I9505. Os processos são um pouco diferentes, por isso fique atento.

Outro ponto que precisamos destacar é o fato de que os links postados abaixo são de terceiros, ou seja, eles podem acabar saindo do ar. Caso isso aconteça, por favor, entre em contato para nos avisar.

Após fazer o download dos arquivos (baixe a ROM correta para o seu aparelho), extraia tanto o Odin como a versão compactada da ROM. O programa não precisa de instalação, de modo que você só precisa acessar o seu arquivo executável.

Samsung Galaxy S4 – I9500

Após baixar e extrair os arquivos, execute o Odin3. Agora, pegue o seu aparelho e o desligue. Em seguida, coloque-o em “Modo download”. Para fazer isso, pressione simultaneamente as teclas power, home e volume para baixo.

Entrando em "Modo download" (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, conecte o aparelho ao computador por meio do cabo USB. Vale lembrar que os drivers do gadget precisam estar devidamente instalados. Eles vêm junto com o Kies, software oficial de atualização da Samsung.

Tela inicial do "Modo download" . Confirme e continue (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com o aparelho ligado ao PC, perceba que uma barrinha azul deve ter aparecido no Odin3.

Conectado ao Odin (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, você deve selecionar os arquivos corretos para a instalação. Fique atento para colocar cada arquivo na seção correta, caso contrário o processo não acontecerá. Veja:

  • Clique no botão “Ap” e selecione o arquivo:

“AP_I9505XXUEMJ5_1875800_REV06_user_low_ship_MULTI_ CERT.tar.md5”

  • Clique no botão “BL” e escolha o arquivo:

“BL_I9505XXUEMJ5_1875800_REV06_user_low_ship_MULTI_ CERT.tar”

  • Clique no botão “CP” e escolha o arquivo:

“MODEM_I9505XXUEMJ5_1875800_REV06_user_low_ship_MUL TI_CERT.tar.md5”

  • Clique no botão “CSC” e escolha o arquivo:

“CSC_ODD_I9505ODDEMJ5_1875800_REV06_user_low_ship_M ULTI_CERT.tar.md5”

Cada arquivo em seu lugar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Verifique agora as opções do Odin3. É muito importante que somente as opções “Auto Reboot” e “F. Reset Time” estejam selecionadas. Assim, não marque mais nenhuma alternativa do menu presente no programa.

Opções do Odin (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com o aparelho devidamente ligado ao PC, em “Modo download” e todas as configurações realizadas, simplesmente aperte no botão “Start” e aguarde. A instalação leva cerca de 5 minutos e é muito importante que você não toque em nada.

Após o processo ser finalizado, o aparelho é reiniciado automaticamente. Aguarde alguns minutos, para que o smartphone tenha as suas novas diretrizes estabilizadas e comece a utilizá-lo.

S4 com Android novinho em folha (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Basta ir até a opção “Sobre o dispositivo” para checar que a nova versão do Android foi instalada em seu aparelho.

Samsung Galaxy S4 – I9505

O processo de atualização do Samsung Galaxy S4 – I9505 é um pouco mais fácil. Esse, no entanto, não foi testado por nós da redação, de forma que aqui reproduziremos somente o que foi mostrado pelos usuários do fórum XDA-Developers.

O início dos trabalhos é o mesmo, ou seja, após baixar e extrair os arquivos, execute o Odin3. Depois, desligue o aparelho e o coloque-o em “Modo download”. Para fazer isso, pressione simultaneamente as teclas power, home e volume para baixo.

"Modo download" (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, conecte o aparelho ao computador por meio do cabo USB. Vale lembrar que os drivers do gadget precisam estar devidamente instalados. Eles vêm junto com o Kies, software oficial de atualização da Samsung. Com o aparelho ligado ao PC, perceba que uma barrinha azul deve ter aparecido no Odin3.

Conectado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, você deve selecionar o arquivo utilizado para a atualização. Aqui, ao contrário da outra versão do aparelho, você deve apontar somente um arquivo. Dessa forma, aperte no botão “AP” e escolha o arquivo:

“I9505XXUEMJ5_I9505OXAEMJ5_I9505XXUEMJ5_HOME.tar.md”

Arquivo no seu devido lugar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Verifique agora as opções do Odin3. É muito importante que somente as opções “Auto Reboot” e “F. Reset Time” estejam selecionadas.

Odin devidamente configurado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Assim, não marque mais nenhuma alternativa do menu presente no programa, caso contrário um “desastre” pode acabar acontecendo.

Com o aparelho devidamente ligado ao PC, em “Modo download” e todas as configurações realizadas, simplesmente aperte no botão “Start” e aguarde. A instalação leva cerca de 5 minutos e é muito importante que você não toque em nada.

Após o processo ser finalizado, o aparelho é reiniciado automaticamente. Aguarde alguns minutos para que o smartphone tenha as suas novas diretrizes estabilizadas e comece a utilizá-lo.

.....

Se você é impaciente como nós e não perdeu tempo na hora de correr atualizar o seu Galaxy S4, nos conte se o seu gadget teve alguma melhora significativa. Em testes primários feitos por nós, o aparelho chegou a ganhar mais de mil pontos de desempenho no AnTuTu Benchmark. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.