Smartphones e phablets com telas de resolução 2K mal começaram a se popularizar e, pelo que rola na dimensão dos rumores, a Samsung já está de olho no lançamento de um aparelho com tela 4K ou Ultra HD. A resolução em si não é novidade alguma, mas, até o momento, ela não apareceu em nenhum smartphone ou phablet pelo mundo, mas pode dar das caras pela primeira vez no Galaxy Note 5.

Uma fonte anônima conversou com o PhoneArena e comentou que a coreana não apenas tem planos para colocar essa resolução no setor mobile, como também já está trabalhando na produção de um display 4K para o próximo aparelho da linha Note.

Você pode estar imaginando que, com telas 2K, já temos um bocado de problemas com o LG G3, por exemplo. Então imagina como seria com 4K? É bem provável que isso realmente seja um empecilho, a não ser que a Samsung encontre uma forma de resolver algumas incompatibilidades com apps e jogos da atualidade.

Não é completamente impossível

Apesar de esse rumor parecer bastante duvidoso, alguns detalhes que corroboram essa tese. Em uma apresentação do setor de displays e semicondutores da coreana em janeiro deste ano, foi comentado que a empresa esperava produzir seu primeiro display mobile 4K em 2015. Fora isso, no lançamento do LG G3, um executivo da LG explicou que telas com mais de 600 ou até 700 ppi já poderiam ser fabricadas, o que pode ser um indicador de que a Samsung também esteja perseguindo essa marca.

Samsung fez uma apresentação e estipulou como meta fabricar uma tela mobile com resolução 4K em 2015. Isso não quer dizer, entretanto, que a empresa deseja lançar isso no mercado imediatamente.

A fonte anônima ainda comenta que o próximo Galaxy Note teria uma tela de 5,9’’ com 2160x3840 de resolução especificamente, o que resulta em 746 ppi. A tecnologia seria a tradicional Super AMOLED e a organização dos pixels seria uma coisa totalmente nova, nem PenTile nem RGB comum, mas sim “Diamond Pixel”. O que isso significa? Ninguém sabe.

Essa tela estaria pronta para chegar ao mercado em agosto de 2015, um mês antes do possível lançamento do Note 5, considerando que isso poderia acontecer em setembro, como tem sido todo ano para  a linha Note da Samsung. Nada disso está confirmado, entretanto.

Cupons de desconto TecMundo: