Review: tablet Samsung Galaxy Note Pro 12,2 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: tablet Samsung Galaxy Note Pro 12,2 [vídeo]

Com opções para todos os gostos, a Samsung lançou no mercado brasileiro mais uma novidade. Estamos falando do tablet Galaxy Note Pro, com tela de 12,2 polegadas e compatibilidade com 4G. O aparelho pode ser considerado o top de linha da empresa dentro desta categoria e traz configurações robustas, capazes de suprir as necessidades de qualquer tipo de consumidor.

O tamanho de tela, 12,2 polegadas, também se situa entre os maiores do mercado. O tablet vem equipado com processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2,3 GHz, 3 GB de RAM e versões com 32 GB e 64 GB de armazenamento. A bateria conta com capacidade de 9.500 mAh. Será que vale a pena investir o seu dinheiro neste lançamento? As nossas impressões sobre o Galaxy Note Pro 12,2 são o que você confere agora.

Design

O Galaxy Note Pro é um aparelho grande, do tamanho de um notebook. Por conta disso, ele não é tão prático quanto os tablets convencionais, mas é um bom substituto para os laptops. O peso de 753 gramas não chega a ser um incômodo, mas se você prima por flexibilidade ele pode não ser a melhor escolha. Carregar ele por aí nas mãos pode se tornar incômodo com o passar do tempo. O mesmo pode ser notado durante a leitura.

O acabamento segue o padrão das linhas recentes da Samsung, com a tampa traseira em faux leather. Neste caso ela não é removível. O Note Pro conta ainda com uma caneta stylus e usá-la numa tela deste tamanho é como ter uma verdadeira prancheta em suas mãos. A integração entre o aparelho e seu acessório é perfeita, o que torna o uso muito prático.

Tela

Definitivamente, o Galaxy Note Pro é para quem gosta de telas grandes. As 12,2 polegadas colocam o aparelho entre as maiores telas da categoria, valorizando muito o visual daqueles que vêm no tablet uma ferramenta de trabalho. A qualidade de imagem não deixa em nada a desejar, graças à alta resolução da tela – 2560x1600 pixels.

As configurações de brilho são bastante satisfatórias, e mesmo em ambientes muito iluminados é possível perceber com nitidez as nuances de cores na tela. Outra vantagem é a possibilidade de agrupar até 48 apps em uma única tela, graças ao amplo espaço disponibilizado. A exibição de filmes e séries também é bastante valorizada no produto.

Interface

Para a linha Note Pro, a Samsung abriu mão da interface TouchWiz e lançou a Magazine UI. Ela é mais leve e se adapta muito melhor à ideia de transformar o tablet em uma espécie de revista. A interação com os apps da fabricante, em especial aqueles voltados para uso empresarial, é perfeita. Calendário, emails e ferramentas para edição de textos são alguns dos destaques para serem utilizados nesta versão.

Ainda que o consumo de memória RAM seja menor do que o percebido nos aparelhos com a interface TouchWiz, ele agora se nivela ao patamar de consumo de outras interfaces, como a da Sony ou da LG. Entretanto, vale ressaltar que os 3 GB garantem o bom desempenho do aparelho sem nenhum travamento ou atraso no tempo de resposta.

Desempenho

Em nossos testes, todos os apps executados pelo Galaxy Note Pro fluíram de forma satisfatória, sem nenhum tipo de travamento. O processador quad-core Snapdragon 800 e os 3 GB de RAM são os grandes responsáveis pelo bom resultado. Assistir a filmes e vídeos no aparelho é uma atividade muito agradável.

Porém, em alguns jogos mais simples, o tamanho de tela pode jogar contra e alguns apps podem parecer perdidos em meio a tanto espaço. Nesse quesito, você pode confiar no tablet sem medo: ele roda praticamente tudo que está disponível na Play Store. O espaço de armazenamento, de 32 GB na versão testada pelo TecMundo, pode ainda ser expandido com cartão micro SD.

Voltado para quem executa tarefas relacionadas ao trabalho, visualização de planilhas, edição de textos e integração de ferramentas como calendário e emails são um dos diferenciais do produto. Já para aqueles que procuram um tablet com outro perfil de uso, há opções mais em conta disponíveis no mercado, mas ainda assim o Galaxy Note Pro supre qualquer necessidade e certamente não vai deixar o consumidor na mão.

Bateria

Você pode ficar tranquilo com a bateria do Galaxy Note Pro. Os 9.500 mAh de capacidade são suficientes para passar o dia inteiro com o tablet sem precisar recarregá-lo. Dependendo do seu uso, será preciso até dois dias para descarregar o aparelho por completo.

Em nossos testes, esse foi o quesito em que o tablet se saiu melhor, um ponto muito positivo para quem usa o produto de forma intensa. O modelo é compatível ainda com conectores USB 3.0, o que garante maior velocidade tanto na transferência de dados quanto na recarga via PC.

Câmera

Usar um tablet com tela de 12,2 polegadas como câmera não é lá muito confortável. Entretanto, sabemos que muitos usuários utilizam o aparelho mesmo assim. A Samsung pensou nisso e oferece uma câmera traseira de boa qualidade para fotos diurnas e noturnas. Ela não é excepcional, mas não compromete o resultado final das imagens. Já a câmera frontal, com 2 megapixels, garante boa resolução para conferências em vídeo.

Qualidade de áudio

Quem estiver pensando em organizar sua biblioteca de músicas ou ouvir alguns serviços online enquanto trabalha certamente não terá nenhuma decepção com a qualidade de áudio do Galaxy Note Pro 12,2. O aparelho se sai bem na execução de áudio e há um índice muito baixo de distorção, mesmo com o volume configurado no máximo. O tablet vem ainda acompanhado de fones de ouvido intra-auriculares simples, mas funcionais.

Vale a pena?

Grande na qualidade e também no tamanho, o Galaxy Note Pro é, sem dúvida, uma ótima escolha em termos de tablet. Entretanto, se você não gosta de telas muito grandes ou valoriza bastante a portabilidade, passe longe desse aparelho. Seu preço oficial é de R$ 2.499, mas é possível encontrá-lo por cerca de R$ 2 mil.

A caneta Stylus é de grande utilidade em apps voltados para uso comercial, e quem procura um aparelho para ser seu companheiro de trabalho certamente vai gostar do tablet. Chama a atenção a boa duração de bateria e o desempenho no uso multitarefa e nos apps que exigem maior capacidade de processamento.

A adoção da interface Magazine UI é outra escolha acertada, uma vez que ela se adapta melhor à proposta do produto e consome menos memória RAM. O aparelho vem acompanhado ainda de um cabo USB 3.0, o que garante maior velocidade na transferência de dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.