Galaxy Note 5: tudo sobre o novo phablet da Samsung

5 min de leitura
Imagem de: Galaxy Note 5: tudo sobre o novo phablet da Samsung

Uma das promessas do Galaxy Unpacked 2015 — evento da Samsung realizado no dia 13 de agosto —  era o anúncio do Galaxy Note 5. E as expectativas dos consumidores foram atendidas, pois a fabricante acaba de anunciar o seu novo phablet de alto desempenho para o mercado internacional. Trata-se do Galaxy Note 5, que surge com algumas mudanças bem interessantes em relação à versão anterior.

Mas o que pode ser encontrado neste aparelho voltado ao mercado de usuários profissionais? Quais os detalhes que farão com que ele seja considerado uma excelente opção no mercado? É o que nós vamos descobrir agora mesmo, neste artigo que traz todos os detalhes sobre o novo phablet da Samsung.

"Um segmento Samsung"

JK Shin (o CEO da Samsung) começou o evento falando sobre as críticas que a empresa recebeu quando lançou o primeiro Galaxy Note. Muitos disseram que utilizar telas tão grandes "era loucura", lembrando também que o mercado se mostrou muito receptivo ao aparelho — tanto que diversas outras fabricantes seguiram aqueles passos em um prazo relativamente curto.

Com isso, a Samsung se mostrou uma "pioneira" nos phablets. E é por isso que a empresa continua investindo no Galaxy Note — que agora chega à quinta geração — e no pioneirismo dele. São vários recursos que podem conquistar muitos consumidores em todo o mundo. A seguir, você pode conferir alguns dos detalhes que mostram esses investimentos em inovação.

Novo design

Uma das novidades mais interessantes do Galaxy Note 5 é o design aplicado ao aparelho. Ele foi remodelado e agora está seguindo os mesmos padrões vistos no Galaxy S6 — o que inclui o desenho do dispositivo e também os materiais utilizados na fabricação de sua estrutura principal. É possível perceber que ele agora conta com pequenas curvas para deixar a utilização mais moderna.

A partir de agora, o Galaxy Note conta com proteção de vidro na parte frontal e também na traseira, sendo que o frame principal traz o mesmo material metálico e sólido visto nos flagships da fabricante coreana. Com as mudanças, a bateria deixa de ser removível e o suporte a cartões de expansão de memória também deixa de existir.

Tela de 5,7 polegadas

Assim como nas últimas versões do Galaxy Note, esta edição do aparelho conta com tela de 5,7 polegadas — que parece ser a aposta definitiva da fabricante para este mercado de phablets. Com um painel Super AMOLED de última geração, esta tela traz resolução Quad HD (2560x1440 pixels) e densidade de pixels de 518 pixels por polegada.

A Samsung promete ainda que esse display Super AMOLED é uma evolução que os consumidores da linha Note certamente perceberão. De acordo com a fabricante, o novo modelo oferece melhor qualidade na reprodução de cores e também no brilho das imagens.

Hardware melhorado

Assim como o design, o hardware do Galaxy Note 5 também foi importado do smartphone Galaxy S6. O chipset é o mesmo Exynos 7420 octa-core visto no S6 — com CPU quad-core Cortex-A53 de 1,5 GHz + quad-core Cortex-A57 de 2,1 GHz. A diferença fica na memória RAM, pois o Galaxy Note 5 surge com 4 GB de RAM para oferecer ainda mais desempenho.

A capacidade de armazenamento é mais limitada do que a vista no smartphone: são apenas opções de 32 GB ou 64 GB. Fora isso, temos a mesma câmera de 16 megapixels e estabilização óptica; câmera frontal com 5 megapixels e; leitor de impressões digitais.

Bateria e recarga

Ao contrário do que se esperava, a bateria do Galaxy Note 5 não chega ao mercado com a capacidade como um grande diferencial. Ela traz 3.000 mAh e, como já dissemos, não é mais removível. Por outro lado, ela conta com dois sistemas de recarga de alta tecnologia: Quick Charging e Wireless Charging.

S Pen

A caneta especial S Pen não é uma novidade. Ela já faz parte do Galaxy Note faz algum tempo, mas isso não significa que a Samsung não possa inovar no acessório. E a grande prova disso está em um recurso bem interessante para os profissionais que estão sempre correndo e não possuem tempo a perder.

No Galaxy Note 5, os usuários podem acionar a S Pen com um pequeno botão presente nela, sem ser obrigatória a ativação da tela. Isso mesmo: é possível fazer anotações na tela — telefones, notas, recados e outras possibilidades — sem desbloquear o aparelho. Depois o usuário só precisa salvar o documento e resgatar as anotações quando quiser.

Screenshot é produtividade

A afirmação acima pode parecer um pouco confusa para algumas pessoas, mas basta você se lembrar das vezes em que precisou capturar uma tela para saber que essa ação pode representar muito mais que isso. Há vários momentos em que os usuários precisam de capturas rápidas e não dispõe de tempo para qualquer confusão.

Pensando nisso, a Samsung acrescentou um recurso facilitador para as capturas de telas. Ele faz o que você já está acostumado a ver, mas permitindo que as páginas sejam roladas e adicionadas na mesma captura. Isso significa que os usuários podem capturar páginas inteiras em uma única imagem — apenas rolando o documento na vertical —, sem precisar de várias capturas para mostrar uma única situação.

Keyboard Cover

Outra novidade que pode fazer com que os consumidores realmente apostem no Galaxy Note 5 é a nova Keyboard Cover. Como o próprio nome diz, trata-se de uma capa que integra um teclado físico para o dispositivo — permitindo que os usuários consigam digitar textos complexos e mensagens longas em muito menos tempo do que seria possível com o teclado virtual.

Como você pode imaginar, o teclado físico acaba tapando parte da tela do Galaxy Note 5. Para evitar que isso represente uma perda de espaço para os consumidores, a Samsung desenvolveu a Keyboard Cover com uma posibilidade bem interesante: os usuários podem destacar o teclado e colocá-lo na parte traseira do phablet — facilitando o transporte e evitando qualquer perda de tela.

Preço e disponibilidade

A Samsung anunciou que as pré-vendas do aparelho serão iniciadas ainda hoje — com as quatro maiores operadoras dos Estados Unidos. As entregas dos dispositivos serão iniciadas no dia 21 de agosto (próxima sexta-feira), mas o preço ainda não foi confirmado. Assim que soubermos o valor, atualizaremos tópico.

.....

O que você achou do novo Samsung Galaxy Note 5? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.