Aparelho localiza objetos perdidos via RFID

1 min de leitura
Imagem de: Aparelho localiza objetos perdidos via RFID

(Fonte da imagem: Yanko Design)

Esquecer em que lugar você deixou as chaves, os óculos ou a sua carteira são algumas das situações mais comuns pelas quais todo mundo acaba passando pelo menos uma vez na vida. Encontrar um objeto perdido dentro de casa pode levar muitas horas e, invariavelmente, vai fazer com que você fique irritado sem necessidade.

Contudo, se depender de uma proposta de um grupo de designers asiáticos, problemas como esses estão perto do fim. Chu Wang, Qiujin Kou, Qian Yin e Yonghua Zhang criaram um produto conceitual chamado Finder. O aparelho é semelhante a um celular e permite localizar objetos a partir de códigos RFID.

A ideia é simples: ao adquirir o produto, o usuário ganha uma cartela de adesivos RFID, que podem ser destacados e colados em seus objetos. Depois que o código é identificado pela ferramenta, basta acionar o Finder para que ele aponte, em qualquer local da casa, a que distância e direção o item perdido se encontra.

A proposta é bastante criativa, mas até o momento não há previsão de que o produto venha de fato a ser produzido comercialmente. Entretanto, a ideia pode facilmente ser adaptada para um smartphone que, com um aplicativo do gênero, poderia também fazer a mesma função.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.