Rio de Janeiro tem campo de futebol iluminado por energia solar e cinética

1 min de leitura
Imagem de: Rio de Janeiro tem campo de futebol iluminado por energia solar e cinética

Há diversos projetos bacanas espalhados por aí que são pouco divulgados ou às vezes passam longe do radar do público. Um deles é o Projeto Morro da Mineira, que com a auxílio da Shell tem contribuído para que uma comunidade receba luz durante a noite graças a tecnologias que ajudam a captar energia solar e cinética.

Como é possível ver no vídeo que está na abertura desta notícia, o campo é capaz de receber ambas as energias graças a placas espalhadas nele. Apenas para a energia cinética, por exemplo, há cerca de 200 placas que convertem os esforços feitos pelos jogadores em iluminação para o campo, permitindo que a garotada possa se divertir no período noturno usando uma fonte parcialmente renovável.

“Toda vez que as pessoas andarem ou correrem sobre as placas, a energia será capturada. Hoje nós as posicionamos embaixo de gramado sintético. As pessoas que você vê jogando estão produzindo energia. Nós armazenamos essa energia e a usamos para iluminar o próprio campo”, explicou Laurence Kemball-Cook, diretor-executivo da Pavagen e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

E como está o campo agora?

Pouco mais de um ano se passou desde que o campo foi inaugurado, e para ver como a instalação dessa tecnologia mudou a vida da comunidade, a Shell fez um novo vídeo mostrando o ponto de vista daqueles que mais se beneficiaram com esse projeto: os atletas que se divertem no campo.

Além das crianças, os demais moradores da comunidade também perceberam melhorias no dia a dia do Morro da Mineira. Os que possuem comércios na região, por exemplo, notaram um aumento no número de clientes circulando pelos seus estabelecimentos, e a própria autoestima dos habitantes do local está maior.

Outro detalhe mencionado é que uma comunidade em Lagos, na Nigéria, também vai receber um campo semelhante ao visto no primeiro vídeo, mostrando que a possibilidade de se divertir deve ser oferecida para todos.

O que você acha da proposta de usar energia cinética para iluminar campos de futebol? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.