Como assistir aos gols da Copa do Mundo antes que seus amigos

3 min de leitura
Imagem de: Como assistir aos gols da Copa do Mundo antes que seus amigos

A Copa do Mundo está rolando e quase todos os televisores e computadores estão sintonizados diariamente nos jogos das melhores seleções. A primeira fase já está acabando, contudo muita gente está gritando o gol atrasado.

Como assim? Talvez não tenha acontecido com você, mas muita gente está reclamando de diversos problemas com atrasos na transmissão da Copa. E isso realmente tem acontecido, pois apesar de a alta tecnologia empregada nesse setor, os satélites nem sempre efetuam a comunicação de dados simultaneamente.

Maneiras de assistir aos jogos

Atualmente há três tipos de transmissão com imagem dos jogos: para televisões analógicas, para TVs digitais (do tipo HD) e online (diversos canais online). Claro, ainda existem difusões para rádios de todo o mundo, porém poucas pessoas precisam apelar para a narração via áudio.

Alta qualidade e gols atrasados

Obviamente a melhor qualidade está na televisão digital, pois é possível visualizar as imagens em alta definição. A TV analógica não tem nem metade da qualidade da digital, mas tem sua vantagem: está ao alcance de todos.

Já os canais de vídeo na internet possuem qualidade intermediária, que em alguns casos se igualam aos da TV digital, mas sempre existe o problema dos travamentos. Sendo assim, qual realmente seria a melhor forma de transmissão?

A internet com certeza não é...

Por quê? Como já citamos acima, a internet possui travamentos constantes, justamente em decorrência do grande número de expectadores que utiliza o serviço simultaneamente. Aqui no Baixaki costumamos acompanhar alguns jogos pela internet (através do Globo Esporte), porém muitos gols não pudemos ver por conta dos travamentos.

Apesar de o canal Globo Esporte no site da Globo.com ter ótima qualidade para transmitir os jogos e uma capacidade surpreendente para atender a um número realmente expressivo de expectadores, sempre acabam acontecendo alguns problemas na transmissão. Um claro exemplo do atraso nas transmissões online pode ser visualizado na própria página da Globo: as mensagens de atualização são liberadas antes de acontecer a mesma ação no vídeo.

Infelizmente travou na hora do gol...

Além disso, a internet não é o meio mais rápido de transmissão nesse caso, pois a imagem que é captada por uma TV comum deve ser transformada em sinal digital e ainda codificada para ser enviada a todos os computadores do mundo. Como se não bastasse, o computador do usuário precisa contar com uma internet veloz e de qualidade para que o jogo não trave nos principais momentos.

A televisão digital também não é a melhor opção

Por quê? Assim como a internet, os canais digitais sofrem um processo de conversão das imagens para então serem transmitidos. No caso de TVs por assinatura, em que o sinal é recebido via satélite, o tempo de conversão e envio do vídeo (sincronizado com o áudio) pode demorar muito mais (alguns segundos) do que o comum.

O real problema está no delay (atraso) gerado na compactação das imagens (parte do vídeo) e dos sons (o áudio), descompactação, conversão de resolução, transmissão até o satélite, processamento do sinal, transmissão para os clientes e processamento do aparelho na casa do assinante.

Os gols ficam algum tempo nas alturas (satélites) e chegam com atraso...

Todo esse processo demora muito (poucos segundos), mas no final gera gols atrasados, os quais serão transmitidos na hora em que todos ao redor da sua casa estiverem usando as vuvuzelas e o barulho dos fogos de artifício não permita a você nem entender a narração.

Quero assistir ao gol sem atrasos

Quem realmente quer assistir ao gol com o menor atraso possível deve optar pelos jogos transmitidos nos canais de TV analógicos. Ainda que não haja muita qualidade nas imagens, ao menos os canais comuns apresentam um tempo excelente de transmissão.

Aliás, falando em qualidade, não há por que desmerecer o sinal analógico, transmitido por emissoras como a Band e a Globo (canais de TV abertos que transmitem a Copa do Mundo), o qual não deixa a desejar. Inclusive a qualidade do sinal da TV analógica atende perfeitamente ao público brasileiro, que em sua maioria utiliza os canais abertos.

Qualidade não é a melhor, mas o gol aparece no momento exato!

Enfim, falando em gritar gol primeiro, a televisão analógica realmente transmite os gols em primeira mão, pois sofre poucas conversões e grande parte do processo não passa por satélites alternativos. Sendo assim, você é quem escolhe: gols com alta definição (TV digital) ou gols sem atrasos (TV analógica).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.