O espaço intriga e, ao mesmo tempo, surpreende muitas pessoas. Seja você um grande conhecedor do assunto ou apenas alguém que gosta de ver o que está além da Terra, o fato é que há muito a ser apreciado, e as imagens que estão na galeria que abre esta notícia dão uma prova disso. 

As imagens que você confere acima são cortesia do telescópio espacial Hubble. Elas trazem elementos fotografados ao longo de 20 anos, e surpreendem não apenas pela beleza, mas também pelo nível dos detalhes obtidos em alguns cliques. 

Caso precise de provas, basta observar as capturas feitas de Júpiter e Saturno. Além dos planetas próximos à Terra, também temos a oportunidade de ver a espiral NGC 613, a galáxia NGC 7714 e mais alguns “vizinhos”.

Conhecendo o Hubble 

Lançado em 24 de abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery, o Hubble orbita a Terra a 570 quilômetros de altitude. Criado graças a uma colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA), ele pesa 11 toneladas e recebeu esse nome para homenagear um dos pioneiros da astronomia, Edwin Powell Hubble (1889-1953). 

Desde então, ele tem ajudado a capturar imagens de planetas e também a descobrir buracos negros no coração de galáxias que sequer passavam pela cabeça de muitos cientistas. Somado a isso, ele também fez imagens de corpos celestes que ajudaram a calcular a idade do universo: aproximadamente 13,8 bilhões de anos. 

Qual foi a imagem mais surpreendente do espaço que você já viu? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: