O título de “telefone inteligente” não foi atribuído por acaso aos dispositivos móveis da atualidade. Acontece que, por executar uma quantidade enorme de tarefas além de simples chamadas de voz, um smartphone pode ser transformado ainda em diversos outros acessórios.

As funções nativas dos aparelhos podem ser também exploradas: já pensou em transformar seu celular em uma câmera fotográfica ainda mais poderosa? Encaixe lentes diversas em seu aparelho, obtenha melhores resultados usando um tripé ou deixe suas gravações menos tremidas por meio de um estabilizador de imagens.

Acompanhe a lista a seguir e conheça os horizontes que têm sido desbravados por entusiastas a fotógrafos que se valem de mobiles.

1 – Filtros analógicos Holga

Desenvolvido pela Holga Direct e com modelos suportados por aparelhos Android e iOS, o kit de lentes integradas Holga pode ser acoplado à lente de smartphones para a captura de imagens. O diferencial do Holga Filter consiste na aplicação analógica de efeitos sobre fotos ou vídeos.

E operar o acessório é bastante fácil: basta “fazer a discagem” para que o conjunto de filtros rode e seja então encaixado sobre a lente de um ou outro celular inteligente.

2 – Três poderosas lentes

Para iPhones, este acessório oferece três lentes a usuários que se dizem “iPhoneographers”. O conjunto, que inclui uma grande angular 0.7x, uma olho de peixe 0.33x e uma teleobjetiva 1.5x, promete resultados fabulosos. Um tripé também pode ser adquirido por quem decidir colocar suas aspirações a fotógrafo à prova.

3 – Para time lapses perfeitos

O acessório Camalapse serve não somente para smartphones: máquinas fotográficas podem ser também acopladas ao motor para que vídeos ou fotos para time lapses sejam capturados.

O aparelho pode girar 90º em 15 minutos ou dar uma volta completa em uma hora. Um suporte especial dedicado a celulares e também a câmeras Cyber-shot ou até mesmo DSLRs garante compatibilidade com vários dispositivos.

4 – Lente para o Xperia Z1

Zoom óptico de 3.6x e lentes Carl Zeiss Vario Sonnar T F1.8 podem ser encaixadas no robusto Xperia Z1. Um aproveitamento eficaz da luz ambiente e um anel de controle de foto preciso prometem fornecer aos fotógrafos ótimos resultados.

5 – Telescópio, binóculos e microscópio

O adaptador universal HookUpz é compatível com a maioria dos smartphones. O acessório pode ser ainda acoplado a diversos outros dispositivos de observação, tais como microscópios, telescópios e binóculos.

É importante mencionar que os periféricos mencionados vêm inclusos no HookUpz. É preciso, assim, que lentes adicionais sejam adquiridas separadamente. Fotos capturadas por teleobjetivas, vídeos filmados a partir de microscópios ou observações feitas por meio de binóculos são alguns dos registros que podem ser arquivados por um celular.

6 – Flash adicional para iPhones

Por meio da conexão Bluetooth, iPhones podem se comunicar com o acessório Nova, uma “parede de luz” equipada com 40 luzes do tipo LED capaz de colocar fim aos problemas relacionados à falta de iluminação para fotos.

Três tipos de iluminação podem ser ativados: uma forma suave de atuação das lâmpadas promete evitar que sombras sejam registradas; uma iluminação natural pode ser também selecionada para que as imagens não fiquem escuras demais; e, por fim, um modo avançado permite o controle de intensidade e de temperatura de cor do flash.

7 – Para filmes de ação

Se você possui um smartphone equipado com uma câmera de boa qualidade, certamente capturar cenas em movimento ou montar breves filmes é uma de suas práticas. No entanto, um problema é persistente aos aspirantes a cineastas: empunhar dispositivos móveis para filmagens não é fácil – leves e pequenos, os aparelhos acabam registrando vídeos tremidos.

Aí entra em cena o acessório Fly-X3. O estabilizador motorizado pode ser acoplado à maioria dos iPhones disponíveis e também a smartphones Android – tablets, porém, não são suportados pelo periférico. Você pode realizar montagens realmente suaves com o Fly-X3 (assista ao vídeo acima e tire suas conclusões).

8 – Fotos em qualquer lugar

Diversas opções de GripTight fazem com que problemas de compatibilidade entre o acessório e seu smartphone dificilmente ocorram (veja a lista completa dos modelos aqui). Todo articulado, o tripé pode “se agarrar” a suportes variados. Mais de 20 articulações fazem parte do corpo do dispositivo – todas elas giram 360º.

Uma variação de GripTight possibilita que as “patas” do periférico se fixem sobre superfícies metálicas – acontece que ímãs poderosos ficam dispostos nas extremidades do acessório. Algumas das extensões citadas anteriormente podem ser encaixadas em seu smartphone, que, preso ao tripé articulado, será capaz de registrar fotos e vídeos de ótima qualidade.

9 – Kit de lentes para Android e iPhones

A Photojojo tem investido de forma importante no segmento de acessórios para câmeras de smartphones – por meio deste link, diversas outras opções de tripés, lentes, estabilizadores e tantas outras extensões físicas dos mobiles podem ser consultadas. Entre eles, o kit de lentes para celulares Android e iPhones da empresa ganha destaque.

Utilizando um anel magnético, as lentes podem ser acopladas não somente a telefones móveis. Conforme explica a própria fabricante, “qualquer aparelho que tenha lentes pode funcionar junto do kit”. Fotos do estilo olho de peixe, macro e também capturadas com teleobjetivas e grande angular podem ser registradas com o conjunto da Photojojo.

10 – Lente especial e microfone para iPhones

Dedicada a iPhones, a estrutura de mCAMLITE é um tipo de capa para os celulares desenvolvidos pela Apple. Uma carapaça ergonômica em alumínio permite uma boa empunhadura para que imagens macro sejam capturadas – a lente de 37mm funciona, naturalmente, como grande angular.

Além disso, a presença de um microfone externo garante mais qualidade durante a gravação de vídeos – o ruído de áreas abertas pode ser amenizado pelo sistema de filtro do captador de som. Este acessório é ideal também a estudantes de biologia ou de ciências médicas.

....

Para que melhores resultados sejam registrados durante a captação de imagens, cuidados especiais relacionados ao objeto que se quer fotografar devem ser tomados. A iluminação, na maior parte dos casos, é crucial: de nada adianta acoplar uma lente robusta em seu celular se a cena estivar escura ou clara demais.

O ruído de ambientes externos pode ainda prejudicar a captura de vídeos – certifique-se, portanto, de filmar em locais pouco barulhentos (confira mais dicas sobre como editar, gravar e publicar vídeos somente com um smartphone aqui).