Na época em que os Estados Unidos guerreavam com o Vietnã, praticamente todos os soldados carregam Zippos, que são isqueiros que se transformavam em verdadeiros itens pessoais com o passar do tempo. Como os soldados não possuíam permissão para realizar modificações nos seus uniformes, eles personalizavam os seus próprios isqueiros, riscando-os e gravando mensagens diversas, sejam esperançosas, desiludidas ou de puro ódio.

O fotógrafo Henry Hargreaves viu as imagens dos isqueiros de quase 40 depois de eles terem sido originalmente marcados pelos seus donos. Impressionado pelo poder dessas frases, Hargreaves decidiu recriá-las em itens mais modernos e comuns nos dias atuais: os celulares. Ele disse que ficou surpreso ao conversar com soldados que serviram nas guerras do Iraque e do Afeganistão, pois os sentimentos deles eram os mesmos dos homens que serviram décadas atrás no Vietnã.

Portando, como os temas aparentaram ser recorrentes e atemporais, Hargreaves recriou as expressões em diversos tipos de celulares. A série de fotos foi chamada de “War Phones” (“Telefones de Guerra”, em tradução literal) e reuniu as principais frases dos isqueiros Zippos encontrados pelo fotógrafo. Connor, um amigo de Hargreaves que serviu no Afeganistão, disse que quando as coisas ficam feias no campo o senso de humor é o último amparo de um soldado. Veja algumas das imagens da série “War Phones” abaixo:

1 – Matar por paz é como transar por virgindade

2 – Iraque / Não há melhor opção?

3 – Faça pelos outros o que eles fariam por você, só faça antes

4 – Que Deus tenha misericórdia de meus inimigos, pois eu não terei

5 – Símbolo da paz

6 – Quando eu morrer, enterre-me de cabeça para baixo para que o mundo beije o meu traseiro

7 – Morte vinda de cima

8 – Quando o poder do amor superar o amor ao poder, somente assim haverá uma chance de paz verdadeira

9 – Lutador de dia, amante de noite, bêbado por opção, soldado por engano

10 – Eu tenho certeza de que irei para o céu por que passei meu tempo no inferno

11 – Corações e mentes

Cupons de desconto TecMundo: