(Fonte da imagem: Reprodução/Retronaut)

Nome importante da fotografia no século XIX, Félix Nadar (pseudônimo de Gaspard-Félix Tournachon) ficou conhecido por ser a primeira pessoa a tirar fotografias aéreas a partir de um balão. Além disso, o fotógrafo, caricaturista e jornalista também se tornou um dos primeiros a capturar imagens com o auxílio de luzes artificiais ao registrar imagens das catacumbas de Paris.

Porém, o que tornou Nadar realmente famoso foram os retratos que ele fez de várias personalidades da época, incluindo os escritores Alexandre Dumas (pai), Charles Baudelaire e Júlio Verne. Na imagem acima, é possível ver um dos experimentos realizados pelo fotógrafo, que capturou um retrato de si próprio em 360 graus.

As imagens originais foram transformadas em um arquivo gif animado que dá a impressão de que o profissional está girando sobre uma base fixa. Clique aqui para conferir alguns dos retratos impressionantes tirados por Nadar, e não deixe de verificar a extensa coleção de imagens do artista disponível no Wikimedia Commons.

Cupons de desconto TecMundo: