Como diferentes lentes de uma câmera podem piorar ou melhorar a sua aparência

1 min de leitura
Imagem de: Como diferentes lentes de uma câmera podem piorar ou melhorar a sua aparência

AmpliarExemplo de diferenças focais (Fonte da imagem: Reprodução/Stephen Eastwood)
Provavelmente, você já deve ter reclamado de sua aparência em uma fotografia. Muitas vezes, entretanto, a culpa pode não ser sua, mas sim da distância focal na lente utilizada pela câmera.

As lentes distorcem os raios de luz, capturando a cena por meio de um campo de visão limitado, que é transformado em um frame bidimensional, conhecido como fotografia. A distância focal da lente é o que define o quão deformada será a imagem, afetando a aparência dos objetos na imagem.

O fotógrafo Stephen Eastwood resolveu esclarecer as diferenças por meio de uma comparação envolvendo fotos com várias distâncias focais diferentes, mas utilizando sempre a mesma modelo na mesma posição.

Culpe as lentes!

A experiência mostra como uma lente de distância focal pequena captura um campo de visão maior, deixando o rosto da modelo extremamente deformado, assim como o restante do ambiente. Conforme a distância focal das lentes vai aumentando, a distorção se torna mais sutil, podendo até “embelezar” a face do sujeito.

Entretanto, na distância focal das lentes acima de 200 mm, é possível notar que o rosto se torna bem achatado, também gerando uma distorção notável à modelo. Vale ressaltar, também, que as lentes de 50 mm são as que trazem um resultado mais próximo do que é percebido como natural pela visão humana.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.