Uma nova brincadeira envolvendo ilusões de ótica e coisas que parecem ser algo — mas não são — tomou a internet desde a última terça-feira (21). O site Playbuzz publicou uma imagem do que parece ser uma linha paisagem bucólica, com uma vegetação vasta, uma cadeia de montanhas e um lago que termina em uma praia.

A pegadinha não chega perto da ilusão provocada pelas polêmicas cores de um vestido, que mexeu com as redes sociais durante vários dias em 2015. Porém, não deixa de ser divertido e impressionante notar o verdadeiro significado do retrato.

Confira abaixo a foto original e tente detectar a ilusão antes de passar para a explicação abaixo:

O que é que tem na foto?

Pois é: ao olhar atentamente, dá para notar que a foto é bem diferente do que você imagina. Em vez da paisagem, o que vemos é uma cadeia de montanhas, sim, porém vista do outro lado de um muro.

Veja a divisória bem explicada pela linha em vermelho:

Não entendeu? A linha em branco na foto não é uma faixa de areia, mas sim o concreto não pintado, bem no limite do fim do muro. A cor da tinta usada no muro e o ângulo da fotografia causam a impressão de que aquilo é, na verdade, uma boa porção de água separando as plantas em primeiro plano da outra "margem".

A imagem acima, que dá um zoom na região, tira todas as dúvidas a respeito da presença de um muro que causa a ilusão de ótica. E aí, você conseguiu adivinhar de primeira? Envie a imagem para os seus amigos e analise as reações.

Cupons de desconto TecMundo: