Dicas do Windows: como ocultar qualquer drive do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows: como ocultar qualquer drive do sistema

As divisões um HD, também chamadas de partições, são uma forma muito útil para separar os dados de sistema dos arquivos pessoais. Alguns utilizam as partições como um depósito para os drives e arquivos importantes, mas tais dados são raramente utilizados.

Se eles não são usados com frequência, talvez seja uma boa ideia esconder tais arquivos. Não só para deixar o sistema mais enxuto, mas também por questão de segurança. Dessa forma, o risco de apagar um desses arquivos acidentalmente é zero. Veja como esconder uma partição ou drive inteiro do computador.

1 - Abra a janela Executar do Windows utilizando o atalho Windows+R e digite “diskpart”. Com isso, abrirá uma janela com o Prompt de Comando;

Abra a janela Executar do Windows.

2 - Digite “list volume” e aperte a tecla Enter. Assim, surgirá uma lista com todas as partições do disco rígido;

Listando as partições disponíveis.

3 - Verifique a letra da partição que gostaria de ocultar e veja qual o volume relacionado a ela. No nosso caso, esconderemos a letra “D” no “Volume 1”;

4 - Utilizando o nosso exemplo, digite “select volume 1”. Mude o número do volume de acordo com sua necessidade;

Oculte o drive que  você não usa com frequência.

5 - Para finalizar, digite “remove letter D”, pois está relacionado ao Volume 1 que acabamos de selecionar. Apesar do nome “Remove” (Remover), ele não apagará os dados, apenas ocultará a partição. Para aplicar a modificação, reinicie o computador.

O comando não  excluirá seus arquivos.

Mostrar a partição oculta

Caso queira mostrar a partição escondida anteriormente e reativar os dados gravados nela, refaça o procedimento descrito nos itens 1 e 2 deste artigo. Em seguida, localize a partição que gostaria de reativar e digite “select volume 1”. Da mesma forma que anteriormente, mude o número do volume de acordo com o desejado.

Reative os arquivos escondidos.


A próxima etapa depende do sistema operacional utilizado. Para o Windows XP, digite “assign letter D”. Para os Windows 7 e Vista, digite “assign letter=D”. Assim, todos os arquivos desse volume estarão disponíveis novamente para uso.

separador

Por se tratar de uma alteração significativa no sistema, tome muito cuidado ao executar outros comandos pelo Prompt, pois eles podem danificar o computador. Portanto, siga as instruções com bastante atenção e só altere algo quando tiver certeza do que está fazendo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.