Cuidado! A fonte de alimentação do seu PC pode ser uma bomba

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! A fonte de alimentação do seu PC pode ser uma bomba

Na última terça, durante o programa “Bate Papo sobre computadores com Rbuass”, Ronaldo “rbuass” Buassali e Jacson “bros” Schenckel mostraram um fato no mínimo curioso (ou perigoso). A dupla, munida de um Test Loader profissional Sunmoon ST-5500 ATE, dois osciloscópios e uma câmera térmica Flir, mostraram o comportamento de uma fonte de alimentação Wise WS 500, a qual esteve muito próxima de apresentar um colapso ao vivo.

Detalhes que passam despercebidos do usuário comum, mas não das pessoas habituadas a analisar esse tipo de componente, mostram uma série de fatores que pode colocar em risco o computador e até a segurança das pessoas.

Com temperaturas que ultrapassaram 80 graus Celsius, altíssimo nível de ondulação indesejada (ripple), e baixíssima eficiência, a fonte não só desperdiça muita energia, como na pior hipótese, pode colocar em risco os usuários. Um pouco da qualidade (ou falta dela), deste mesmo modelo, pode ser visto no vídeo acima, a partir de 16 minutos e 44 segundos.

O vídeo explica a importância que deve ser dada para este componente, e o cuidado que deve ser tomado em sua escolha.

Todo cuidado é pouco

O Tecmundo por muitas vezes trouxe aos seus leitores artigos cujo intuito é colaborar no sentido de alertar e até ensinar mais sobre isso. Até a prática de “falsificação” de certificações foi publicada, e nesta, encontramos o mesmo fabricante dessa fonte “bomba” na lista (Wisecase), desaconselhando o seu uso sob quaisquer aspectos, mesmo em computadores mais simples.

A ausência de componentes de filtragem e sistemas proteção adequados, bem como a utilização de materiais de baixa qualidade fazem com que tudo isso torne esse tipo de produtos uma verdadeira bomba.

No vídeo, a dupla mostra de jeito descontraído as péssimas condições encontradas mesmo com uma baixa demanda de potência. Obviamente, a probabilidade de a fonte explodir pela alta incidência de ripple, ou pela baixa eficiência, é pequena, mas segundo Ronaldo, “que deixa a gente com medo, deixa!”, finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.