Novo Flickr: primeiras impressões

2 min de leitura
Imagem de: Novo Flickr: primeiras impressões

(Fonte da imagem: Reprodução/Blog do Flickr)

Boa parte dos fotógrafos sabe que o Flickr é a maior rede social de fotografias que existe atualmente. Com melhores resoluções de imagens para todos, o sistema acaba sendo muito mais vantajoso do que o Facebook, que possui um compressor automático para as fotografias enviadas aos servidores. E, nesta semana, o Flickr passou a contar com ainda mais vantagens para os consumidores.

Isso mesmo, a partir de agora os usuários da rede social recebem mais espaço para o armazenamento de suas fotografias e novos recursos bem interessantes. Quer saber o que achamos da nova versão do Flickr e das novidades referentes a ele? Então confira uma rápida análise que fizemos sobre o sistema. Aproveite também que a ferramenta é gratuita e veja tudo com seus próprios olhos.

Nova capacidade: 1 TB de armazenamento

Ao pensarmos na nova capacidade de armazenamento gratuita que todos os usuários do Flickr tem, fica difícil não sair impressionado. Com 1 TB de dados, é possível realizar o upload de uma quantidade imensa de fotografias. Considerando um tamanho médio de 2 MB para uma imagem em alta resolução, seria possível armazenar mais de 500 mil fotos — 524.288, caso você queira um valor exato.

(Fonte da imagem: Reprodução/Blog do Flickr)

Também é possível enviar vídeos para o Flickr, por isso essa quantidade ficaria bem mais baixa. Mas mesmo considerando vídeos bem pesados, ainda é possível armazenar vários filmes dos mais diversos tipos — lembrando as limitações impostas pelo Flickr, que serão explicadas mais adiante.

Photostream

Assim que é realizado o cadastro na rede social — ou o carregamento dela, para quem já possuía uma conta anteriormente —, você pode conferir as últimas fotos que mais têm sido destacadas no Flickr. Caso você tenha vários amigos adicionados, são as imagens deles que serão mostradas nesse setor do site: o Photostream.

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr (dolcejp0310))

Por meio do Photostream, torna-se possível realizar uma série de interações. Isso inclui a inclusão de comentários, a adição da imagem aos  favoritos e também o compartilhamento com outros amigos — podendo haver sincronização com Facebook, Twitter, Pinterest e Tumblr, além da utilização de serviços de email.

Galerias e álbuns

Assim que você encontrar o perfil de algum amigo, vai perceber que todo o layout de demonstração das fotografias foi reeditado. Agora, todas as páginas de usuários mostram galeras muito bonitas, que contam também com fotos de capa e novos sistemas de demonstração dos avatares.

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr (sofaltaesse))

Mais do que isso, o sistema de álbuns também está mais intuitivo. Isso garante que os usuários tenham acesso rápido aos diversos materiais postados pelos outros fotógrafos. Uma terceira aba nos perfis ainda demonstra os favoritos, que são as fotografias que foram escolhidas como as mais bonitas pela pessoa que está sendo analisada.

Novo suporte para vídeos

Outra grande novidade está na capacidade de upload de vídeos. Agora, vídeos em alta definição (até 1080p) de até três minutos podem ser carregados no Flickr. Apesar da qualidade oferecida, o YouTube continua sendo a melhor opção disponível se você pretende subir muitos vídeos. Por outro lado, o Flickr é realmente a melhor opção para quem tem maior foco nas fotografias, mas quer adicionar um pequeno vídeo de vez em quando.

.....

Com essas novidades bem interessantes e completamente em português, o Flickr realmente demonstra que ainda possui força no mercado das redes sociais. O site, que faz parte do grupo Yahoo!, deve continuar sendo a melhor opção para os apaixonados por fotografia por alguns anos e, com os novos recursos e capacidade, certamente reafirma sua hegemonia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.