Bóson de Higgs: descoberta poderá custar 100 dólares ao físico Stephen Hawking
O físico britânico apostou com um colega que o novo elemento nunca seria encontrado.

Imagem de Bóson de Higgs: descoberta poderá custar 100 dólares ao físico Stephen Hawking no site TecMundo
Hawking no momento da entrevista em que afirma que, pelo visto, acabou de perder 100 dólares (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)
Mesmo com praticamente toda a comunidade científica em polvorosa por causa da possível descoberta do Bóson de Higgs pela Cern, ainda assim alguns poderão ser menos “beneficiados” com tal anúncio. Mais especificamente, é de Stephen Hawking que estamos falando — a descoberta da “partícula de Deus” pode ser um grande passo para a Física, mas, se comprovada, irá custar 100 dólares ao professor.
Tudo isso foi resultado de uma aposta feita pelo cientista com um colega e também físico Gordon Kane, o atual diretor emérito da Universidade de Michigan. Em entrevista à BBC, Hawking afirmou que 100 dólares (cerca de 200 reais) foram colocados em jogo quanto à teoria da “partícula de Deus” — para ele, o elemento nunca seria achado.
Mesmo possivelmente perdendo a aposta — a descoberta aponta com 99,99% de certeza que se trata do Bóson de Higgs —, o físico parabenizou as equipes envolvidas com o projeto.
Além disso, ele afirmou que, caso o resultado seja realmente comprovado (alguns testes ainda serão feitos para chegar a uma conclusão definitiva), Peter Higgs — cientista que postulou a existência de uma partícula elementar em 1964 — deveria ganhar o prêmio Nobel de Física por sua contribuição.
Fonte: BBC