Depois de quase um ano de espera, os fãs de jogos web estão finalmente um passo mais perto de experimentar títulos de alto nível gráfico nos navegadores. Isso porque o Mozilla Firefox acaba de ganhar um update que adiciona suporte para o WebAssembly – um poderoso plugin de processamento feito com aplicativos de games em mente.

Quais as vantagens que isso traz? Muitas, na verdade. Desenvolvida com foco em ser leve de rodar em um navegador, essa linguagem de baixo nível segue um caminho um pouco diferente daqueles vistos em outros plugins, como o Javascript: no lugar de processar os códigos no browser, o WebAssembly faz boa parte disso antes mesmo de ser carregado no sistema; logo, você consegue rodar aplicativos mais pesados com muito mais facilidade.

Outro ponto interessante é que a ferramenta não se limita apenas à jogatina, mas à execução de qualquer aplicativo que peça grandes quantidades de recursos. Entre eles temos ferramentas como edição de vídeo e imagem, projetos CAD ou visualizações científicas.

Para quem acompanha o TecMundo, aliás, a novidade já era mais ou menos esperada. Como falamos anteriormente, o Firefox Nightly ganhou suporte ao WebAssembly quase um ano atrás. E ela não deve ser a única a fazer isso: Google, Microsoft e Apple também se comprometeram a adicionar suporte a essa plataforma. Não há como negar que essa é uma visão bastante promissora para o futuro dos aplicativos de navegadores.

Cupons de desconto TecMundo: