6 cenas de filmes que foram 'roubadas' de outros longa-metragens [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 6 cenas de filmes que foram 'roubadas' de outros longa-metragens [vídeo]

Você pode até achar que todas as cenas feitas em um filme foram pensadas e gravadas exclusivamente para aquele título, mas o fato é que isso nem sempre é verdade. Às vezes por homenagem; e em outros casos (na grande maioria deles, de fato) para cortar custos, partes das cenas de outros longas são reutilizadas em outras produções. E o mais curioso é que pouca gente realmente notou isso.

Para provar isso, o pessoal do canal de YouTube Screen Rant lançou um vídeo, que você pode conferir no início da matéria. Este traz uma pequena lista desses casos descobertos em algumas das maiores produções da história do cinema, que inclui nomes como Transformers, Star Trek, Blade Runner e até Star Wars.

Confira logo abaixo.

1- Transformers e A Ilha

De todos os itens da lista, esse é provavelmente o mais conhecido do público. Mesmo entre tantas cenas de pancadaria, explosões e destruição em auto-estradas, não foram poucos aqueles que acharam uma cena de Transformers: Dark of the Moon um tanto familiar.

Após alguma pesquisa, foi descoberto que a cena original veio de outro filme feito pelo próprio Michael Bay – mais especificamente de uma cena de perseguição de “A Ilha”, mas com robôs causando a destruição nos veículos, no lugar de uma enorme placa de metal que simplesmente se soltou de um caminhão de carga.

2- Star Trek VI e Generations

Já este caso é bem mais descarado do que você pode imaginar. O motivo? Ambos os filmes vêm da mesma franquia de ficção científica.

A cena em si mostra uma Ave de Rapina (a famosa nave usada pelos klingons, para quem não sabe) sendo destruída em uma explosão. Ela foi utilizada pela primeira vez em 1991, em Star Trek VI: The Undiscovered Country, mas a Paramount decidiu que seria mais fácil reutilizar o momento para não ter o trabalho de construir mais uma miniatura da embarcação em Star Trek: Generations.

Agora, falando sério: considerando que os trekkies são famosos por reverem várias e várias vezes cada filme e episódio da série para analisar cada mínimo detalhe, como os produtores não pensaram que iam descobrir isso? Para piorar, a qualidade de imagem de um filme para outro é grande, e fica bem fácil perceber que a nave sendo obliterada parece não fazer parte do segundo longa-metragem.

3- Blade Runner e O Iluminado

Blade Runner é conhecido por ter recebido várias versões, cada uma variando entre um final ambíguo e outro feliz e tranquilo, forçado pela Warner Bros, em que o personagem Harrison Ford e seu novo par romântico viajavam tranquilamente para o campo. A gravação desse último, porém, ficava difícil por culpa do clima da época.

A solução? Ridley Scott felizmente lembrou que a cena que ele tinha de fazer se encaixava perfeitamente com as gravações de O Iluminado, lançado alguns anos antes. Então ele apenas pegou parte das cenas e as usou no filme.

4- Star Wars: Episódio 1 e Episódio 2

Sim, mais um caso de uma franquia reutilizando a mesma cena. O caso aqui não foi exatamente simples preguiça da produção, mas sim o fato de toda a equipe ter se mudado da Inglaterra para a Austrália, entre os episódios. Então, no lugar de ter que viajar até lá para gravar as cenas com cada um dos atores que fizeram os mestres jedi, eles apenas usaram o material que já tinham ao mostrar pela segunda vez o conselho jedi.

Consegue notar que a posição dos Mestres Ki-Adi-Mundi e Plo Koon é praticamente a mesma em ambas?

Ao menos a produção foi cuidadosa ao reusar a gravação original, mudando os filtros e o cenário de fundo. Além disso, eles também editaram as cenas de reação cada jedi, mudando-as para combinar com o que os personagens principais estavam falando nas novas gravações. Graças a isso, o truque ficou bem disfarçado.

5- Hitman e Dark Angel

Como em todo o filme baseado nos quadrinhos ou em games, os produtores de Hitman achavam que o longa precisava contar a origem de seu personagem da melhor forma possível – o que quer dizer que a equipe teria que gravar cenas de um grupo de garotos geneticamente engenhados em treinos desde a infância para se prepararem para suas missões de assassinato.

A Fox, por outro lado, achou uma solução mais simples para isso: usar cenas de sua série Dark Angel, que traziam exatamente essa situação. Eles apenas adicionaram a parte com os garotos tendo a cabeça raspada e com o código de barras na nuca, claro; de resto, como o GIF animado abaixo mostra bem, as cenas são idênticas.

6- Bill & Ted e Guerra e Paz

Está aí um caso em que a reutilização de uma cena foi mais uma questão de zoeira do que um corte de custos em si. O fato é que, na primeira viagem da dupla Bill e Ted em Uma Aventura Fantástica, os dois acabam indo parar na Áustria, em 1805, bem na hora de ver a investida de Napoleão Bonaparte naquelas terras. A cena, no entanto, pertence ao clássico cult Guerra e Paz, lançado mais de 30 anos antes.

.....

Pois bem, agora que você sabe que esse tipo de método é surpreendentemente com nos filmes, lembre-se de que pensar que uma cena de filme é familiar pode significar muito mais do que isso.

Você já viu algum outro caso como esse? Nesse caso, por que não aproveita para contar sobre eles em nossos comentários? Você pode, é claro, aproveitar para falar mais sobre isso no nosso fórum, clicando no link logo abaixo.

Cenas de filmes roubadas de outros longa-metragens Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.