5 filmes que erraram nas previsões tecnológicas para o futuro [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 filmes que erraram nas previsões tecnológicas para o futuro [vídeo]
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Filmes que abordam o futuro não são uma novidade. Há muitas décadas, produtores e diretores apostam suas fichas em obras cinematográficas que levam os espectadores para períodos muito à frente do tempo em que realmente estão. Como você deve imaginar, para muitas dessas obras o futuro é agora — literalmente, pois já estamos em 2015 e muitos clássicos apostavam em como seria o mundo nos anos 2000.

No vídeo que está no topo deste artigo, trouxemos cinco filmes que erraram bastante em suas previsões. Confira agora mesmo todos os detalhes e perceba que o mundo não evolui tão rápido quanto algumas pessoas imaginam... Será que daqui 30 anos veremos algo parecido com o que os cineastas esperavam?

1. De Volta para o Futuro 2

Em "De Volta para o Futuro 2", Marty McFly vai para o futuro e chega no ano de 2015. Lá (ou seria aqui?) encontra tecnologias que não vemos hoje e não devemos ver tão cedo. O skate flutuante hoverboard está longe de existir e os tênis que se amarram sozinhos ainda vivem somente nos sonhos. Mais que isso, cachorros passeiam com a ajuda de um robô e roupas que se ajustam ao dono também não existem no mercado.

2. TimeCop: O Guardião do Tempo

No filme de ação "TimeCop: O Guardião do Tempo", Jean-Claude Van Damme vive um policial que investiga crimes usando viagens no tempo. Fora isso, os carros são totalmente autônomos e funcionam com comandos de voz. Até aí, tudo bem, mas o longa-metragem se passa em dois mil e quatro. Ou seja: já passamos da época prevista faz 11 anos e ainda não vimos policiais do futuro ou máquinas do tempo por aí.

3. O Sexto Dia

"O Sexto Dia", com Arnold Schwarzenegger, se passa em 2015. Na obra, é possível clonar pessoas e bichos de estimação, que já saem com o mesmo tamanho do modelo copiado — quem nunca foi no espelho analisar o próprio olho? Além disso, hologramas são usados para consultas remotas de advogados e psicólogos, além de serem acompanhantes sexuais.

4. 2001: Uma Odisseia no Espaço

"2001: Uma Odisseia no Espaço" acertou em muitas coisas!  O filme é um clássico e é visualmente belíssimo, mas cometeu pequenos deslizes. A colonização da Lua ainda não aconteceu e viagens interplanetárias são impossíveis até para daqui a alguns anos. A inteligência artificial do HAL 9000 é perigosa e há quem diga que estamos nesse caminho, mas essa tecnologia ainda não existe.

5. Freejack: Os Imortais

"Freejack: Os Imortais" é um filme meio obscuro e bem maluco. Em 2009 (seis anos atrás), só existem pessoas muito ricas ou muito pobres. Os milionários contratam mercenários que viajam no tempo e roubam corpos de pessoas que acabaram de falecer. A mente dos ricaços é levada para esses corpos mais jovens por uma máquina que faz a transferência de consciências, outra coisa que está longe de existir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.