"Não, eu sou o seu pai": ouça a fala de Darth Vader em 16 idiomas [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: "Não, eu sou o seu pai": ouça a fala de Darth Vader em 16 idiomas [vídeo]

Uma das frases mais marcantes da história do cinema e um dos plot twists mais incríveis da ficção científica é a revelação de Darth Vader em "Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca". Na cena que envolve o duelo entre o vilão e Luke Skywalker, o sith é acusado de ter matado o pai do herói, até revelar que.. Bom, você sabe o resto.

O vídeo acima, compilado por um usuário do YouTube, mostra a fala "Não, eu sou o seu pai" em várias versões diferentes, seja em idiomas ou redublagens. É curioso ver como a fala em alemão é ainda mais ameaçadora, enquanto outros idiomas não preservam o aspecto "robótico" da voz, ou fazem com que realmente pareça que Darth Vader está usando um capacete.

E se a gente reclama de redublagens, imagine os espanhóis: foram várias trocas ao longo dos anos. Mas uma coisa é inegável: o áudio original, com a voz marcante de James Earl Jones, é insuperável.

Na verdade, o vídeo contém alguns erros: o dublador creditado como português é, na verdade, o brasileiro Pádua Moreira, responsável pela voz de Darth Vader na redublagem da trilogia clássica, feita pela Delarte. Silvio Navas é o ator que dublou o vilão na versão original, da Herbert Richers. Além disso, a voz em hebraico está errada e é provavelmente fruto de alguma paródia ou tradução não oficial, pois a fala está errada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.