Reescrevendo a história: descoberto filme de 1901 que seria o primeiro em cores

1 min de leitura
Imagem de: Reescrevendo a história: descoberto filme de 1901 que seria o primeiro em cores

O National Media Museum, da Inglaterra, revelou recentemente uma importante descoberta que poderá mudar a história do cinema. Entre as relíquias do museu, foi encontrado um filme de 1901 que seria o primeiro já produzido com imagens em movimento e em cores.

Até hoje, acreditava-se que tal título pertencia à película "Kinemacolor", de 1909. Tal descoberta é bastante significativa, especialmente se levarmos em conta que, segundo o próprio museu, foi apenas em 1894 que o público britânico teria visto pela primeira vez imagens em movimento.

Em 1899 — cinco anos depois dos britânicos conhecerem os filmes animados —, Edward Turner, um fotógrafo, e Frederick Marshall Lee, seu financiador, patentearam o primeiro processo de imagens coloridas e em movimento da Grã-Bretanha. Tal patente, que resultou no filme de 1901, consistia em fotografar quadros sucessivos em preto e branco através dos filtros azul, verde e vermelho.

Para dar o efeito final de imagens coloridas na tela, o rolo do filme precisava utilizar um projetor especial e assim combinar as fotografias. Todo o processo e as cenas encontradas na película de 1901 podem ser conferidos no vídeo acima, em que especialistas explicam (em inglês) mais detalhes quanto à produção do filme.

Fonte: National Media Museum e The Guardian

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.