Setembro já está acabando e as finanças da maioria dos jogadores já estão desequilibradas. Com a grana curta o jeito é improvisar, se não dá para comprar um jogo novo que tal pegar um filminho? Pensando e no engrandecimento cultural — e no bolso — de nossos leitores, o Baixaki Jogos resolveu dar algumas sugestões cinematográficas para quem está sem condições de pegar um jogo novo.

A ideia é simples, preparamos uma listinha de filmes com temas, atmosfera e narrativa semelhante à de alguns jogos. Dito isso, prepare a pipoca e apague a luz, porque o filme já vai começar!

Apocalipse agora!

Fallout, Metro 2033, Rage e o terror pós-apocalíptico

Um dos subgêneros mais populares da ficção científica, o cenário pós-apocalíptico trata de temas que vão muito além da “catástrofe” em si. Na maioria das obras do gênero, o desastre serve apenas como catalisador de eventos que desencadearão na desconstrução da sociedade e do próprio indivíduo, mostrando toda a fragilidade do homem e da civilização.

Nos video games o título mais famoso do gênero é a franquia Fallout. No entanto, jogos mais recentes também têm mostrando facetas interessantes do estilo, entre eles estão o claustrofóbico Metro 2033 e o diesel punk da id Software, Rage.

No cinema o estilo é abundante e vai do realista ao fantástico. Se você está ansioso pelo fim do mundo temos algumas dicas de grandes clássicos do gênero. Em paralelos bem próximos ao de Fallout temos uma grande seleção de títulos “nucleares”, nos quais a guerra atômica promoveu a destruição do mundo, enquanto alguns poucos sobreviventes lidam com os resultados do desastre.

Em “O Dia Seguinte” (The Day After), acompanhamos o início da guerra nuclear total entre estadunidenses e soviéticos. O filme mostra as consequências da detonação da bomba acompanhando a realidade de várias pessoas no interior dos Estados Unidos. Para quem é fã de Fallout — especialmente New Vegas — “O Mensageiro” (The Postman) é outra boa pedida, haja vista que o protagonista vivido por Kevin Costner é um carteiro em um mundo desolado.

Na linha diesel punk, temos o icônico “Mad Max” e sua constante briga por petróleo, bem como “Tank Girl” e seus cangurus mutantes hiperinteligentes. Entre os mais “intimistas” também podemos citar “A Estrada” (The Road) que segue uma linha similar ao do jogo I Am Alive, além dos clássicos “Um Rapaz e o Seu Cão” (A Boy and His Dog) e “A Última Esperança da Terra” (Omega Man).

Confira outras dicas pós-apocalípticas:

  •  “Eu Sou a Lenda” (I Am Legend)
  •  “Quinteto” (Quintet)
  •  “No Mundo de 2020” (Soylent Green)
  •  “Fuga no Século 23” (Logans Run)
  •  “Cherry 2000”
  •  “The Quiet Earth”
  •  “Os Doze Macacos” (Twelve Monkeys)
  •  “A Última Noite” (Last Night)
  •  “Filhos da esperança” (Children of Men)

Este é o meu rifle, esta é a minha arma!

 Call of Duty, Battlefield, Medal of Honor e muitas balas

Jogos de tiro em primeira pessoa são alguns dos mais populares no mundo dos video games e no cinema a coisa não é muito diferente. A guerra, morte e dor são temas fortes que compelem o ser humano, seja em um jogo ou em um filme.

Acompanhando o drama das trincheiras ou a dureza dos campos de concentração, os filmes e games do gênero mostram o pior e o melhor da humanidade; sua capacidade para a crueldade e compaixão. Por terra, mar e ar, acompanhamos bravos combatentes lutando por ideologias e perspectivas políticas quem sempre representam seus próprios anseios.

Para os fãs de jogos de guerra, incluindo aqui desde os títulos de tiro em primeira pessoa até os mais elaborados games de estratégia, sugerimos alguns grandes clássicos do gênero.

A guerra não tem lógica, fato óbvio que parece iludir aqueles que estão fora das linhas de combate. Em “Sem novidade no front” (All Quiet on the Western Front), um jovem alemão se alista para as Forças Armadas Germânicas, para lutar na I Guerra Mundial, mas logo descobre que a batalha não é heroica por natureza.

Se as trincheiras da Primeira Grande Guerra não eram nada gloriosas, os céus não eram muito mais limpos do que as poças de lama pisoteadas pelos soldados. Os combates aéreos foram brutais durante o conflito e foram retratados de forma dinâmica no filme “Flyboys”. Aqui, acompanhamos o treinamento e as missões de um grupo de pilotos estadunidenses que se juntam à Esquadrilha Lafayette.

Enquanto isso, no leste, o outubro se pintava de vermelho e “O Encouraçado Potemkin” (Bronenosets Potyomkin) mostrava a repressão czarista e a revolução popular. Em tempo chegamos a II Guerra Mundial, evento amplamente explorado nos video games.

(Fonte da imagem: Divulgação/Activision)Quem acompanhou os primórdios das séries Call of Duty, Medal of Honor, Battlefield e Brothers in Arms, recebeu inúmeras saraivadas de fatos históricos no meio da sua jogatina. No cinema, o conflito também é abundantemente explorado e filmes como “Agonia e Glória” (The Big Red One), “Uma Ponte Longe Demais” (A Bridge Too Far) e “O Resgate do Soldado Ryan” (Saving Private Ryan) e “Círculo de fogo” (Enemy at the Gates) são ótimas dicas para os fãs do gênero.

Também não podemos deixar de lado o infame conflito no Vietnam, que apesar de pouco abordado nos video games já rendeu grandes obras cinematográficas com “Apocalipse Now”, “Nascido para Matar” (Full Metal Jacket), “O Franco Atirador” (The Deer Hunter) e “Tigerland - A Caminho da Guerra” (Tigerland). Por fim, no front mais contemporâneo temos as lutas no oriente; recheadas de conotações políticas.

Nessa linha — que desponta como principal cenário dos jogos de tiro em primeira pessoa da atualidade — encontramos alguns filmes emblemáticos. Misturando realidade e fantasia, o cinema retrata as controversas ações de “libertação” democrática das teocracias do oriente médio com humor, ação e uma acidez política inconfundível. Destaque para “Três Reis” (Three Kings), “Soldado Anônimo” (Jarhead), “Guerra ao Terror” (The Hurt Locker), “Zona Verde” (Green Zone) e “Restrepo”.

Confira outras dicas bobásticas:

  •  "Glória Feita de Sangue" (Paths of Glory)
  •  "Fugindo do Inferno" (The great Escape)
  •  "Os Canhões de Navarone" (The Guns of Navarone)
  •  "O Comando 10 de Navarone" (Force 10 from Navarone)
  •  "Bastardos Inglórios" (Inglourious Basterds)
  •  "Os Doze Condenados" (Dirty Dozen)
  •  "Band of Brothers"
  •  "The Pacific"
  •  "Hamburger Hill"
  •  "Braddock"
  •  "Fomos Heróis" (We Were Soldiers)
  •  "Rambo"
  •  "Terra de Ninguém" (No Mans Land)
  •  "Falcão Negro em Perigo" (Black Hawk Down)
  •  "The Unit"
  •  "Generation Kill"
  •  "Rede de Mentiras" (Body of Lies)

Por enquanto é só, mas fique ligado, pois estaremos sempre tentando trazer novas dicas cinematográficas para vocês. Enquanto isso aproveite para deixar a sua sugestão nos comentários.

Via Baixaki Jogos

Cupons de desconto TecMundo: