Joias do Infinito do Universo Marvel: quais são, onde estão e o que fazem?

5 min de leitura
Imagem de: Joias do Infinito do Universo Marvel: quais são, onde estão e o que fazem?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Atenção! A matéria a seguir contém um pequeno spoiler do filme do Thor Ragnarok, filme mais recente da Marvel Studios.

No ano passado, após o lançamento do filme Doutor Estranho, fizemos uma matéria especial contando o que são e onde estavam as Joias do Infinito do Universo Marvel.

Até aquele momento, cinco das seis joias haviam aparecido nos filmes da Marvel: a Joia do Espaço (Tesseract); da Realidade (Éter); do Poder (Orbe); da Mente (Visão); e do Tempo (Olho de Agamotto).

Agora, as Joias do Infinito voltam a chamar a atenção dos fãs da Marvel com o lançamento do primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita.

As Joias do Infinito serão parte de grande importância no próximo filme dos Vingadores, que deve mostrar o vilão Thanos coletando esses objetos em busca de poder para dizimar parte do Universo.

Para prepará-los para os próximos filmes da Marvel, relembramos abaixo quais são, onde estão e o que fazem cada uma das Joias do Infinito!

Tesseract: Joia do Espaço

  • Filmes em que foi apresentado: Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores
  • Histórico:
    Odin (até 965)
    Vigia da Igreja (1942)
    Caveira Vermelha e a Hidra (1942-1945)
    S.H.I.E.L.D. (1945-2012)
    Loki (2012)
    Heimdall em Asgard (2012-2017)
  • Portador atual: Loki.

O Tesseract é um objeto em formato cúbico capaz de fornecer acesso instantâneo a qualquer local do universo, se usado corretamente, transportando objetos a qualquer lugar através da realidade.

O elemento que compõe o Tesseract também foi usado para criar armamentos avançados por raças como os Chitauri. Esta joia desempenhou um papel importante no desenvolvimento da humanidade durante o surgimento dos super-heróis, atraindo a atenção de forças malignas como o Caveira Vermelha e Thanos.

O cubo do Tesseract é um dispositivo de contenção construído para proteger a Joia do Espaço. Ao final do filme Os Vingadores, Thor leva o Tesseract para Asgard, deixando o cubo aos cuidados de Heimdall.

Cetro de Loki/Visão: Joia da Mente

  • Filmes em que foi apresentado: Os Vingadores e Vingadores: Era de Ultron
  • Histórico:
    Thanos (até 2012)
    Loki (2012)
    S.H.I.E.L.D. (2012-2014)
    Hidra (2014-2015)
    Vingadores (2015)
    Ultron (2015)
  • Portador atual: Visão (Terra).

O Cetro é uma arma que foi construída por Thanos, contendo a Joia da Mente em seu núcleo, e que foi entregue a Loki para ajudá-lo em sua invasão à Terra.

A joia tem o poder de subjugar a mente dos outros, obrigando-os à vontade do portador, e também pode projetar a consciência do portador para um plano superior de existência. A joia também parece aumentar significativamente a inteligência de quem a carrega.

Após Loki ser derrotado pelos Vingadores, o cetro ficou sob os cuidados da S.H.I.E.L.D., mas acabou caindo nas mãos da Hidra após os eventos de Capitão América: O Soldado Invernal. O Cetro foi usado em vários experimentos da Hidra, especialmente pelo Barão von Strucker (que deu os poderes aos irmãos Maximoff).

Em Vingadores: Era de Ultron, o Cetro é inicialmente recuperado pelos Vingadores, e depois recapturado por Ultron, que quebra o invólucro de proteção e revela Joia da Mente em seu interior. Após a intervenção dos Vingadores, a joia é utilizada para dar vida ao Visão, com a joia amarela repousando em sua testa.

Éter: Joia da Realidade

  • Filme em que foi apresentado: Thor: O Mundo Sombrio
  • Histórico:
    Malekith (até 2987 a.C.)
    Bor (2987 a.C.)
    Jane Foster (2013)
    Malekith (2013)
    Asgard (2013)
  • Portador atual: o Colecionador (Museu do Colecionador).

O Éter se parece como um líquido vermelho escuro, viscoso e que pode flutuar no ar. Ele age como uma força simbiótica que pode ser absorvida no corpo de um hospedeiro vivo, concedendo a essa pessoa imensa força, poder e capacidades aparentemente ilimitadas.

Em Thor: O Mundo Sombrio, Jane Foster acidentalmente encontra o Éter e se torna hospedeira dele. Malekith pretendia usar as habilidades de manipulação da realidade do Éter para lançar todos os nove reinos na escuridão, porém, ele é impedido por Thor e Jane.

Posteriormente, é revelado que o Éter é de fato uma Joia do Infinito, ainda que apresentada em forma líquida. Na visão do Thor (em Vingadores: Era de Ultron), o líquido do Éter se solidifica na joia vermelha – a Joia da Realidade.

Orbe: Joia do Poder

  • Filme em que foi apresentado: Guardiões da Galáxia
  • Histórico:
    Planeta Morag (até 2014)
    Peter Quill (2014)
    Guardiões da Galáxia (2014)
    Ronan, o Acusador (2014)
  • Portador atual: Tropas Nova (em Xandar).

O Orbe é o nome dado à caixa que protege a joia roxa, uma fonte de energia com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.

A joia estava sendo procurada por Thanos, que encarregou Ronan, o Acusador para resgatá-la no planeta morto de Morag. Porém, Star-Lord colocou as mãos na joia primeiro e estava pronto para entregá-la ao Colecionador quando o poder destrutivo do objeto foi desencadeado sobre Knowhere.

Em seguida, Ronan conseguiu obter a joia e usar seus poderes para tentar acabar com toda a vida no planeta Xandar. Porém, Peter Quill e os Guardiões da Galáxia conseguem impedir o plano e deixam a Joia do Poder sob os cuidados de Irani Rael, a líder da Nova Corps, em Xandar.

Olho de Agamotto: Joia do Tempo


  • Filme em que foi apresentado: Doutor Estranho
  • Histórico:
    Agamotto
    Anciã
  • Portador atual: Stephen Strange e Wong (Terra).

O Olho de Agamotto é um antigo artefato, um pingente criado por Agamotto (o primeiro Mago Supremo) para conter e abrigar o poder da Joia do Tempo.

Após ficar por anos em um pedestal em Kamar-Taj, o Olho de Agamotto foi usado por Stephen Strange para ajudar a combater inimigos que ameaçavam a existência na Terra.

Quando exercida por alguém com habilidades e conhecimentos necessários, parece ser capaz de controlar o fluxo de tempo, seja em pequena ou grande escala – para voltar a um estado anterior ou acelerar o tempo para modificar ações que ainda não aconteceram – ou ainda para produzir um loop temporal que só se encerra pelo controle do seu portador.

Depois de neutralizar a ameaça ao planeta, Strange devolve o Olho de Agamotto ao pedestal em Kamar-Taj, onde Wong aconselha que o objeto permaneça já que Stephen ainda tem muito a aprender sobre seus poderes.

E a Joia da Alma?

Resta aparecer agora a Joia da Alma no Universo Marvel! Supostamente, esse objeto dá a seu portador o poder de roubar, manipular e alterar almas, seja dos vivos ou mesmo dos mortos.

Nos quadrinhos, Adam Warlock foi o principal guardião desta Joia, e há rumores de que o personagem pode aparecer futuramente nos cinemas – muitos acreditam que o “casulo” de Warlock pode ser visto no Museu do Colecionador em uma cena do filme Guardiões da Galáxia (algo que a Marvel ainda não confirmou).

Como a Guerra Infinita será a trama do terceiro filme dos Vingadores (programado para abril de 2018), acreditamos que a Joia da Alma poderá ser apresentada em Pantera Negra, que chega aos cinemas em fevereiro.

Via Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.