21 filmes de ficção científica que todo mundo deveria conhecer

7 min de leitura
Imagem de: 21 filmes de ficção científica que todo mundo deveria conhecer

O cinema sempre foi usado para que possamos fugir da realidade e pensar um pouco além do que temos no presente. E é por isso que os filmes de ficção científica sempre fizeram muito sucesso em todo o mundo — mesmo quando os efeitos especiais eram primitivos e deixavam bem claro que tudo aquilo mostrado eram apenas montagens feitas pelos diretores.

Mas será que você saberia quais são os filmes que todos os fãs de ficção científica deveriam assistir? Hoje, trouxemos uma lista com 21 filmes bem legais e que deveriam ganhar um espaço na sua agenda. Vale dizer que a lista não é definitiva, então muitos podem discordar dela sem qualquer problema. Será que os seus favoritos estão aqui?

1. Metropolis

Lançado em 1927, Metropolis é um filme alemão e um dos maiores clássicos do cinema mundial. A história se passa no futuro de 2026, em um ambiente governado por ricos investidores do mundo industrial — que vivem em prédios gigantes. Abaixo deles, os trabalhadores são obrigados a viver em ambientes subterrâneos para que não atrapalhem a vida da alta classe.

2. O Dia em que a Terra Parou

Na década de 1950, no auge da Guerra Fria, os humanos de todo o mundo viviam sob a ameaça de um novo conflito capaz de destruir a Terra. Pois isso também estaria incomodando os líderes de outros planetas, que enviaram o viajante Klaatu para que ele trouxesse a mensagem de que a Terra deveria se tornar pacífica; caso contrário, os planetas se juntariam para nos destruir.

3. Planeta dos Macacos

Uma equipe de astronautas viaja pelo espaço para descobrir os efeitos das viagens na velocidade da luz, até que sua expedição sofre um acidente. A nave em que ele estava cai em um planeta parecido com a Terra, mas que é dominado por macacos. Lá, o personagem principal acaba sendo capturado e passa a conviver com a socidade que parece alienígena.

4. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Desde o início da humanidade, um estranho monólito parece interferir no planeta Terra. Já no século 21, uma missão vai para Júpiter para tentar resolver o enigma. O enredo principal se baseia na ida ao planeta, quando o computador principal da missão apresenta sinais de instabilidade na inteligência artificial e ameaça toda a tripulação. Apesar de algumas pessoas pensarem que o livro homônimo é a inspiração deste filme, a verdade é que eles foram criados em conjunto.

5. Solaris

Produzido na União Soviética em 1972, “Solaris” conta a história de uma equipe de cosmonautas enviados até o planeta Solaris para estudar alguns acontecimentos estranhos naquela órbita. Ele é formado um imenso oceano, e isso gerou um novo ramo científico responsável por estudar a possibilidade de origem de vida extraterrestre inteligente com base na água de lá.

6. Alien

Quando uma nave espacial está voltando para a Terra com cerca de 20 milhões de toneladas de minério, você pode imaginar que ninguém quer que algo dê errado né!? Pois um planeta vizinho envia transmissões para a nave, e eles decidem aterrissar, desacoplando a carga e danificando a nave no pouso. Eles precisam descobrir a origem do sinal e consertar tudo, ao mesmo tempo que devem lidar com mistérios do planeta.

7. Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Você já teve alguma obsessão? Pois um chefe de família dos Estados Unidos começou a pressentir a chegada de alienígenas em sua cidade, ficando completamente obcecado pelo assunto e tendo seu comportamento modificado por conta das expectativas. Não demora para que ele comece a investigar tudo para encontrar os aliens, junto a outros moradores da região.

8. Mad Max 2: a Caçada Continua

Considerado o melhor filme da franquia, “Mad Max 2: a Caçada Continua” fala sobre os conflitos que se desenrolaram por conta de uma disputa por petróleo e que destruíram a Terra. Sem água e lei, somente quem possui gasolina consegue um pouco de controle sobre as civilizações que ainda se mantêm vivas no planeta. Em meio a tudo isso, Max vaga sem rumo e sem esperanças.

9. Blade Runner: o Caçador de Androides

Depois de iniciar a colonização espacial, seres geneticamente modificados e chamados de “replicantes” são utilizados para atividades pesadas e degradantes nas colônias. Por causa de instabilidade emocional, esses replicantes podem ficar agressivos e, por isso, têm ciclos de vida limitados a 4 anos. Depois de um motim, os Replicantes são banidos da Terra, e uma força especial é criada para caçá-los.

10. Jurassic Park

Utilizando o DNA encontrado em fósseis, um grupo de cientistas e investidores conseguem recriar dinossauros idênticos aos que viveram na Terra milhões de anos atrás. O problema é que esses dinossauros se rebelam no Parque dos Dinossauros e acabam ameaçando os humanos que estão no local. Trata-se de um dos grandes clássicos da ficção científica da década de 1990.

11. Os Doze Macacos

Os humanos foram obrigados a viver no subsolo após um vírus destruir quase toda a humanidade. Anos depois, prisioneiros são obrigados a voltar para a superfície em busca de informações sobre o vírus, para que cientistas consigam encontrar a cura para a doença e permitam a volta da normalidade. O personagem principal ainda precisa lutar contra conflitos internos para seguir nessa saga.

12. Matrix

Thomas Anderson é um jovem programador que vive tendo pesadelos horríveis nos quais se vê conectado a cabos em computadores enormes do futuro. Ele sempre acorda na hora em que eletrodos vão penetrar seu cérebro e, na medida em que o sonho se repete, ele começa a questionar o que é real. Ele descobre que é vítima da Matrix, um sistema de inteligência artificial que manipula o mundo real para produzir energia. Será possível se livrar disso?

13. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Saber o que podemos e o que não podemos controlar dentro de nossa própria cabeça é um dos grandes desafios enfrentados pela humanidade. E se fosse possível escolher o que esquecer para que nossas vidas fossem vividas sem dramas e sem tristezas do passado? Em “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, podemos ter uma pequena ideia de como isso seria.

14. A Origem

O que é mais perigoso: viver ou sonhar? Em “A Origem”, o diretor Cristopher Nolan nos leva a imaginar que o grande perigo está mesmo no que acontece quando estamos dormindo. É nesse mundo de sonhos que se dá a maioria das tramas da história. “A Origem” é um dos grandes filmes da última década e certamente precisa ser assistido por fãs de ficção científica de qualquer idade.

15. Ela

Imagine um futuro com a tecnologia tão avançada e semântica que ela seria capaz de nos interpretar e saber todos os nossos desejos. Será que nesse contexto seria possível se apaixonar pela tecnologia? “Ela” discute exatamente isso e nos mostra uma realidade em que as relações humanas começam a ser completamente substituídas pela tecnologia e pela inteligência artificial.

16. Gravidade

Dois astronautas estão em uma missão espacial para consertar o telescópio Hubble, quando são surpreendidos por uma chuva de destroços de um satélite. Eles são jogados no espaço e perdem total contato com as bases da NASA, precisando lutar contra o tempo para encontrar uma forma de sobreviver em meio ao espaço inóspito e voltar para a Terra.

17. Tron: uma Odisseia Eletrônica

Um jovem engenheiro de software trabalha arduamente para desenvolver jogos eletrônicos, mas seus projetos são roubados por um adversário, que consegue fama graças aos seus planos. Para provar que houve trapaças, ele decide se unir aos circuitos e entrar no sistema para encontrar provas. E é nos códigos que ele conhece Tron, um programa maligno criado para proteger a farsa.

18. E.T.: o Extraterrestre

Você faria de tudo para proteger alguém que ama? Pois um garoto decidiu fazer isso ao esconder um pequeno alienígena que veio parar na Terra. Como você pode imaginar, ao descobrirem o caso, as autoridades quiseram capturar o alienígena para transformá-lo em cobaia científica. A amizade entre o E.T e o pequeno garoto é que fará com que toda a ação se desenrole.

19. De Volta para o Futuro

Apesar de ter um grande alívio cômico, a trilogia “De Volta para o Futuro” traz uma mensagem bem legal e com um embasamento científico interessante. Na história, máquinas do tempo são capazes de fazer com que os humanos viajem entre as diferentes épocas, mas cada ação realizada fora do seu tempo pode trazer consequências brutais para toda a humanidade. Se você voltar no tempo algum dia, lembre-se de não ser visto por si mesmo.

20. Akira

A história deste anime se passa em 2019, quando a cidade de Tóquio já se transformou em um gigantesco cenário pós-apocalíptico — causado pela destruição que se seguiu à Terceira Guerra Mundial. Neste ambiente, gangues rivais e cheias de poderes sobre-humanos lutam pelo destino do Japão e para encontrar Akira, a criança que teria causado a destruição anos antes.

21. Interestelar

Astronautas da Terra são enviados para o espaço em busca de planetas que possam receber a população mundial, uma vez que os recursos naturais daqui estariam quase esgotados — o que resultaria na extinção da humanidade. Será que essas missões conseguirão ser realizadas ou o futuro da humanidade está mesmo comprometido?

.......

Como já dissemos no começo do texto, esta lista não é absoluta ou definitiva. Você discorda de algum dos filmes escolhidos? Então conte para nós quais são os longas de ficção científica que não podem faltar na sua coleção.

Qual é o seu filme de ficção científica favorito? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.