FIFA 17: Tudo o que já sabemos sobre o jogo

6 min de leitura
Imagem de: FIFA 17: Tudo o que já sabemos sobre o jogo

Você já sabe que todos os anos, normalmente em setembro, é hora de calçar as chuteiras virtuais em um novo game da série FIFA, da EA Sports. Com FIFA 17 não será diferente: o simulador de futebol foi anunciado oficialmente na E3 2016 e traz uma série de novidades, incluindo uma revolução técnica que deve fazer as partidas mudarem de ritmo e dinâmica e um modo de carreira que pode fazer até os mais viciados no multiplayer largarem o modo online. Confira a seguir tudo o que já sabemos sobre o título.

FIFA 17 será lançado em 27 de setembro nos Estados Unidos e em 29 de setembro no resto do mundo. As plataformas são as seguintes: PC, PS4, Xbox One, PS3 e Xbox 360.

Vai ter um Modo História?

Normalmente, as campanhas de FIFA são você controlando um atleta criado por você e escalado em qualquer time ou sendo o técnico que comanda toda uma equipe. Só que FIFA 17 traz ar fresco às carreiras single-player com o modo de jogo "The Journey" ("A Jornada"), uma história original que fará você sentir na pele a vida de um atleta de nível mundial.

Meu nome é Alex. Alex Hunter.

  • Você controla o fictício (porém inspirado em vários casos reais) Alex Hunter. Ele é um jovem promissor das categorias de base que é tido como uma das próximas grandes joias do fuebol inglês.
  • O campeonato jogado é a Premier League, a bilionária e estrelada primeira divisão da Inglaterra. Qual equipe você vai escolher?
  • Para realismo em diálogos, situações e ações, a EA Sports pegou conselhos e captura de movimentos de atletas de todas as idades. Harry Kane (Tottenham), Marcus Rashford (Manchester United) e James Rodriguez (Real Madrid) são só alguns exemplos.

É como no o mundo real

  • Jogadores, técnicos, times e estádios de verdade estão representados. Você leva bronca de José Mourinho, faz dupla de ataque com Martial, tem rivalidade com Eden Hazard e por aí vai.
  • Decisões tomadas por você dentro e fora de campo refletem diretamente na carreira. Más performances podem levar você ao fundo do poço como jogador, mas bons desempenhos só fazem as possibilidades aumentarem. Você também precisa de um agente para ajudá-lo nos contratos e até a dar broncas de vez em quando.

"Graças a Deus fizemos o que o professor pediu e conseguimos os três pontos..."

  • Você escolhe o que Alex responde nas coletivas de imprensa. Isso influencia sua relação com o time, com a imprensa e os adversários.
  • Como qualquer celebridade do mundo da bola, você passará por altos e baixos na carreira — seja como jogador ou na vida fora das quatro linhas. Colocar o sucesso acima do esporte pode trazer benefícios a curto prazo, mas ter um alto preço cobrado depois.

O que é essa tal de Frostbite?

Em vez da Ignite, apresentada há alguns anos pela Electronic Arts especificamente para jogos esportivos, FIFA 17 terá como nova engine (motor gráfico) a Frostbite — sim, a mesma de Battlefield 1, Mirror's Edge Catalyst, Mass Effect: Andromeda e muito mais. Isso traz um impacto direto em praticamente tudo o que você conhece do jogo e é uma das maiores revoluções da série em anos.

  • Os maiores impactos da serão visuais, ou seja, nos gráficos. Iluminação, cor, tom e profundidade de campo melhorarão consideravelmente. Jogadores e campo parecem de fato integrados.
  • As mecânicas também ficam mais complexas no sentido de envolverem mais elementos em jogo. O jogador não vai sentir que o game de repente está mais difícil ou carregado.
  • É a nova engine que permite a inserção do modo "The Journey", com personagens, cenários e novas ações. Tanto nela quanto nas partidas normais, jogadores agora têm mais emoção e personalidade.

  • Técnicos da vida real estarão no game pela primeira vez na beira do gramado.
  • As soluções da Ignite foram "transferidas" para a Frostbite, ou seja, evoluções anteriores não foram perdidas.

A jogabilidade vai mudar?

Não tenha dúvidas. Com a nova engine, FIFA 17 traz uma série de adições e melhorias na atuação de jogadores como indivíduos e também parte de um time. A grande novidade aqui é o chamado Sistema Ativo de Inteligência. Trata-se de um conjunto de habilidades que cada jogador ganha para ler melhor o jogo, transformando os atletas certos em verdadeiros cérebros para o time.

A Física permite, Arnaldo!

  • Cada atleta agora analisa o espaço ao redor para melhor identificar o passe a fazer, se é hora de partir para cima. Quem está sem a bola se posiciona melhor para receber passes e armar contra-ataques.
  • Atletas mais "cabeça" permitem a realização de jogadas ensaias, tabelas plásticas, realização do pivô na área e até gritos para chamar um companheiro para cobrir a posição.
  • Uma das novas mecânicas de chute é fazer com que a bola fique rasteira sempre, mesmo em voleios ou em "finesse shots".
  • Os cabeceios agora podem ser direcionados para o chão. Qualquer goleiro sabe que essas são as bolas mais difíceis de serem defendidas.
  • Lançamentos podem ser feitos com maior precisão e curva se saírem dos pés certos.

Vou "dibrar" muito?

  • Novas animações de contato físico foram adicionadas, incluindo colisão de goleiro com jogador, bolas aéreas e muito mais,
  • O "jogo de corpo" ficou mais realista, com disputas de ombro, proteção até alguém chegar ou preparo para um drible.
  • A proteção da bola agora é em 360º e, dependendo da habilidade do jogador, pode resultar em um giro incrível, um drible ou recuperação de bola.

Bola parada

  • Nas faltas diretas, cada batida na bola pode ser personalizada. Dá para bater com o lado oposto do pé, colocar curva por fora da barreira e por aí vai.
  • Os escanteios têm um novo sistema de "mira" que busca um atleta bem posicionado e um controle adicional para o jogador que vai receber a bola.
  • Os pênaltis estão mais livres. Você pode correr como quiser para a bola, chutar de diferentes ângulos e em velocidades variadas. Cada cobrança fica com a sua cara.
  • Arremessos laterais ganharam opções: jogada em falso para enganar adversário, andar sobre a linha para avançar no campo e toques leves para ter um bom domínio.
  • Tiros de meta agora são mais personalizados e, se colocados no lugar certo, podem iniciar facilmente um ataque.

Eu quero é o multiplayer!

A EA Sports não detalhou os modos multiplayer de FIFA 17, mas um deles está mais que confirmado — o Ultimate Team, um sucesso absoluto de audiência e fonte de renda para a desenvolvedora. E já tem vantagem: quem fizer a pré-compra ganha bônus para o modo (veja logo abaixo as diferenças entre as versões).

O que mais eu preciso saber?

  • Times brasileiros ainda estão em negociação. É possível que a situação seja mais favorável que a da versão atual, quando viramos equipes "Resto do Mundo" com elenco genéricos ou desatualizados.
  • O futebol feminino não só continua como foi ampliado. Novas equipes devem ser divulgadas em breve.
  • Messi deixou de ser o garoto-propaganda de FIFA, substituido por Hazard, Reus, Martial e Rodriguez. Não se sabe ainda se teremos capas regionais ou só a versão com os quatro atletas.

Versões do jogo

  • FIFA 17 Standard Edition: o jogo completo com 5 tokens de FUT Draft (um por semana); empréstimo por oito partidas de Reus, Hazard, Martial ou Rodriguez; uniformes personalizados criados por designers ou artistas da trilha sonora de FIFA.
  • FIFA 17 Deluxe Edition: o jogo completo com 20 FIFA Ultimate Team Jumbo Premium Gold Packs; três empréstimos de jogadores do Time da Semana (1 vez por semana por 20 semanas); empréstimo por oito partidas de Reus, Hazard, Martial ou Rodriguez; uniformes personalizados criados por designers ou artistas da trilha sonora de FIFA.
  • FIFA 17 Super Deluxe Edition: o jogo completo com 40 FIFA Ultimate Team Jumbo Premium Gold Packs; três empréstimos de jogadores do Time da Semana (2 vezes por semana por 20 semanas); empréstimo por oito partidas de Reus, Hazard, Martial ou Rodriguez; uniformes personalizados criados por designers ou artistas da trilha sonora de FIFA.

Vídeos

Teaser "O Futebol Mudou"

Trailer oficial de gameplay

The Journey

Galeria de imagens

Para saber de tudo sobre FIFA 17, acesse a página do jogo no TecMundo Games.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.