Devido aos trágicos acontecimentos que assolaram a França nos últimos dias, Mark Zuckerberg disponibilizou duas medidas no Facebook.

Primeiro, o Safety Check para franceses e turistas em Paris se marcarem e avisarem aos familiares e amigos que estão seguros, um modo rápido e prático de informarem todo mundo que estão bem e sem ferimentos – algo também implementado na época dos terremotos no Nepal.

Além disso, qualquer um no mundo pode modificar o avatar do Facebook e adicionar as cores da bandeira da França ao perfil em sinal de solidariedade e apoio às vítimas do país. O mecanismo funciona do mesmo modo quando o casamento entre pessoas homossexuais foi aprovado nos Estados Unidos e as pessoas podiam mudar o avatar com as cores do arco-íris.

Para adicionar o filtro da bandeira da França ao avatar, basta clicar aqui. Depois disso, clique no botão Experimente. É permitido determinar quanto tempo você quer que a bandeira fique sobreposta à imagem de avatar (horas, dias ou semanas). Depois disso, basta clicar no botão azul para prosseguir e mostrar sensibilização com tudo o que está ocorrendo na França.

Apesar de esse ser um modo de ativismo de internet frequentemente criticado por muitas pessoas, já que não existem benefícios práticos na ação, é um tipo de medida criado para que as pessoas se solidarizem com causas variadas e mostrem apoio. O que você acha de alterar o avatar do Facebook com o filtro da bandeira da França? É um modo válido de exibir apoio às vítimas dos atentados terroristas? Compartilhem as suas opiniões nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: