Sem permissão: app do Facebook pode estar 'secando' a bateria de iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Sem permissão: app do Facebook pode estar 'secando' a bateria de iPhones

O aplicativo do Facebook para mobiles pode ser um dos mais temíveis vilões responsáveis por “sugar” a bateria do iPhone. De acordo com artigo publicado pelo BGR, a empresa fundada por Zuckerberg tem “forçado” o app a rodar em segundo plano com o objetivo de maximizar o tempo que o usuário passa junto da rede social.

Conforme explica Matt Galligan, fotógrafo e também fundador do Circa, o aplicativo continua funcionando mesmo após a desativação dos serviços de background no iOS; o resultado pode ser o aumento em 15% no consumo de bateria. Relatórios emitidos após as denúncias feitas por Galligan especulam que o Facebook tem usado o que se chama de “VOIP backgrounding”, “audio backgrounding” e notificações de conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 “O Facebook está cirando canais para continuar atualizando seu app em segundo plano mesmo quando o usuário declara expressamente que não deseja [executar aplicativos de fundo]”, afirmou o designer Nick Heer ao complementar as observações feitas por Galligan. Grosso modo, quer dizer que o Facebook para iOS não está “dormindo” quando o botão “Home” é pressionado, o que resulta no gasto de energia.

Outro dos palpites menciona o arquivamento em segundo plano dos arquivos de áudio dos vídeos executados pelo app. “Aposto que o Facebook está gravando sessões de áudio no iOS em background toda a vez em que um vídeo é reproduzido”, comenta desta vez Federico Viticci, fundador do MacStories. “Por padrão, os vídeos são reproduzidos automaticamente quando uma rede WiFi é identificada, e poucas pessoas se preocupam em desligar a conexão”.

O que fazer?

Aparentemente, a melhor maneira de se evitar o consumo excessivo de bateria é deixar o Facebook para mobiles ativado no iOS, segundo observa ainda Heer (desativar apps em segundo plano realmente melhora o desempenho e economiza energia?). “Melhor é remover o serviço por completo ou substitui-lo pelo Paper” (uma versão “mais leve” do aplicativo disponível apenas nos EUA).

...

Quais aplicativos você mais usa? A bateria do seu iPhone dura até quantos dias? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.