O Facebook pode ser uma importante ferramenta de contatos profissionais para interagir com pessoas que estão na mesma área que você, ou até mesmo com possíveis parceiros de projetos, sócios e futuros empregadores. Por isso, se você deseja aliar sua vida social ao seu status profissional, é bom dar um pouco mais atenção ao que você publica na rede social.

Esse dica não é nenhum pouco nova, mas nós listamos aqui algumas opções de como você pode administrar melhor a sua conta com o objetivo de favorecê-lo, ou, no mínimo, não prejudicá-lo quando o assunto é vida profissional. Confira!

1. O design importa

A aparência é um dos primeiros atributos que geralmente nós observamos em qualquer objeto, pessoa, lugar ou situação. Além disso, somos capazes de avaliar alguém em questão de milissegundos com base em todas as nossas referências e a bagagem cultural que formamos ao longo dos anos. Por isso, uma foto de perfil pode fazer uma grande diferença em seu Facebook.

Embora possa aparecer um conselho um pouco óbvio, você realmente deve se atentar a isso e obter um visual mais profissional para a sua imagem de capa e de perfil. Explore todas as suas fotos e analise aquelas que não estão muito de acordo com o adequado. É um trabalho que depende do seu esforço, por isso, certifique-se que você parece uma pessoa amigável e confiável.

Use a criatividade a seu favor

Para as imagens de cobertura, o ideal é escolher uma foto bem tirada de sua própria coleção de fotos. Ou você pode usar ferramentas para criar opções mais profissionais, como o Timeline Cover Banner, InstaCover, DesignYourTimeline, MyFBCovers ou Pic Scatter.

Você também pode usar a imagem para adicionar informações e URLs de outros perfis online, como o LinkedIn, algo que pode ser bastante eficaz. Além disso, é possível mostrar suas paixões e hobbies nesta composição visual, tornando seu perfil mais memorável e, talvez, destacando-o da multidão.

2. Mostrando o conteúdo certo para cada pessoa

Você não precisa deixar de postar determinados conteúdos no Facebook, mas pode limitar o alcance de algumas fotos, vídeos e informações que você publica selecionando determinados públicos. A rede social conta com algumas ferramentas que são úteis para isso.

As listas de amigos restringem o alcance do conteúdo

Assim como o Google Plus, o Facebook permite a você criar grupos de pessoas para selecioná-los na hora de postar um conteúdo. É possível criar grupos de amigos, familiares, colegas de trabalho, pessoal do inglês, galera do futebol e por aí vai. Use isso para garantir que determinadas postagens não estarão visíveis para os contatos do seu emprego.

E lembre-se sempre: algumas coisas devem permanecer privadas. Por isso, não se esqueça de verificar qual é o padrão de privacidade padrão de suas mensagens postadas no Facebook. É possível postar para todo mundo, apenas seus contatos, ou para os grupos que você personalizou.

A mesma coisa você deve fazer com suas imagens. Você pode personalizar os seus álbuns de fotos para escondê-los de desconhecidos, restringindo o acesso apenas para seus contatos, ou, de forma ainda mais privada, apenas para grupos e pessoas selecionadas.

Edite a privacidade de suas curtidas

Também é possível ocultar tudo o que você curte na internet, evitando situações constrangedoras. Para isso, acesse a página de favoritos, clique no botão em formato de lápis e selecione “modificar a confidencialidade”. Em todas as categorias, escolha a opção “Apenas eu”, ou escolha a lista de pessoas que podem ver esse tipo de conteúdo.

3. Aceite seguidores

Seguidores no Facebook são como seguidores no Twitter: não é preciso aceitar e você também não precisa retribuir. E mesmo que você passe a seguir novamente, o conteúdo e as opções são bem mais limitadas do que adicionar a pessoa como amigo.

Configurando as opções de seguidores

4. Poste conteúdos

Se você sabe que tem seguidores principalmente atraídos por um viés profissional, é interessante fazer postagens públicas de vez em quando sobre conteúdos que se encaixam com o seu perfil.  Considere postar coisas sobre a sua empresa ou algo relevante dentro da sua área.

Caso esteja pensando em mudar de carreira ou provar seu conhecimento em determinado campo, use isso como uma maneira de mostrar o que você sabe e está interessado.

É relevante também adicionar suas habilidades profissionais dentro do seu perfil do Facebook. Além disso, você pode adicionar eventos marcantes em sua vida profissional (que pode ser feito de forma retroativa). Dessa forma, seus seguidores poderão analisar o seu histórico dentro da linha do tempo.

Complete seu perfil educacional e profissional

Outra estratégia um pouco mais subversiva é fazer perguntas despreocupadas em seu mural do Facebook sobre coisas que você não se importa em tornar público. Dependendo da questão, você pode obter muitas respostas de pessoas interessadas, o que é uma maneira de demonstrar o quão interessante você é.

5. Adicione fotos profissionais

Sempre que sua empresa fizer upload de fotos profissionais com você em eventos de trabalho, ou caso você tenha alguma imagem do tipo para fazer o upload, adicione ao seu perfil. Coloque apenas uma imagem por vez, ajudando aos usuários a ver quem você é. Isso também mantém uma imagem profissional sua.

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