Ontem (30), pela primeira vez em 10 anos, o Facebook mudou o seu logotipo. As mudanças, apesar de sutis, representam uma tentativa de modernizar a famosa e icônica marca que todo o mundo já conhece. Quem deu a notícia foi Christophe Tauziet, designer de produtos na empresa, através de seu perfil no Twitter.

O logo original, criado em 2005 pela Cuban Council e Process Type Foundry, tornou a marca muito conhecida e ajudou a estabelecer o reinado da rede social em todo o mundo. Vale ressaltar que, apesar de pequenas, mudanças no logotipo podem ser perigosas. Afinal, muitos relacionam a imagem à própria marca que ela ostenta.

O "novo" e o "velho": comparação em GIF.

O que mudou?

Há muitas mudanças no logo do Facebook, mas elas são mais visíveis apenas quando obervamos o novo e o antigo ao mesmo tempo. No geral, os caracteres ficaram mais magros – como se tivessem perdido o "bold" – e um espaçamento levemente maior foi criado entre todas as letras.

Consegue perceber a diferença?

A mudança mais perceptível é no "a". A letra abandona o formato tradicional e fica mais parecida com a letra grega alfa. O "o" e o "e" ficaram mais redondos, e o "b" também ganhou um formato mais tradicional. Entretanto, o "f" – marca registrada do Facebook – praticamente não sofreu alterações. Ele cresceu um pouco, mas manteve o mesmo contorno.

Imagem compartilhada por Christophe Tauziet através do Twitter.

O novo logotipo foi criado pelo time de design do Facebook em parceria com Eric Olson, da Process Type Foundry. O que achou? Gostou das mudanças adotadas ou acha que elas não fazem a menor diferença?

Cupons de desconto TecMundo: