Quanto tempo por dia você passa navegando pelas páginas do Facebook? O tempo em que ficamos ligados à rede social é bem grande em todas as faixas etárias, mas será que não estamos desperdiçando oportunidades preciosas de fazer outras coisas? Vai dizer que você nunca ficou rolando a tela para baixo com a ansiedade de encontrar algo interessante, com o corpo inerte e apenas o dedo mexendo no botão de Scroll?

Pois hoje existe mais de 1 bilhão de pessoas fazendo o mesmo! O Facebook é uma ótima ferramenta de entretenimento e comunicação, mas há relatos de que ele pode realmente atrapalhar a produtividade — seja profissional ou acadêmica. Pois Leyla Abdullayeva  do site LifeHack enumerou sete motivos pelos quais abandonar o Facebook pode ser uma ótima ideia para o seu futuro.

São sete motivos relativamente simples e que, segundo o site, devem se mostrar muito mais importantes no decorrer dos próximos anos. Confira agora mesmo quais são os motivos apresentados e aproveite para pensar se vale realmente a pena encerrar a conta ou reduzir o tempo gasto na rede social durante os seus dias.

1. Tempo gasto é sempre maior do que o desejado

Ao fazer login no Facebook, os usuários geralmente estão dispostos a passar um curto período de tempo conferindo o que os outros estão fazendo. O problema é que um link leva a outro, uma foto leva a um álbum e de repente se passaram horas. É muito fácil se perder em meio às enormes quantidades de conteúdo que estão sendo compartilhadas diariamente e isso faz com que os “cinco minutinhos” se transformem em muito mais.

2. Ele pode desmotivar você

O LifeHack relembra alguns estudos realizados por psicólogos nos Estados Unidos e cita a insegurança que o Facebook pode causar nas pessoas. Ter contato direto com fotos e postagens sobre festas, viagens e outras situações parecidas pode fazer com que algumas pessoas se sintam desmotivadas e insatisfeitas com a própria vida — além de cultivar uma certa inveja dos outros contatos.

3. Muitos contatos, poucas amizades

A quantidade de amigos ligados ao seu perfil no Facebook certamente é muito maior do que a quantidade deles que você chamaria para uma festa na sua casa. Pois isso acontece porque o Facebook é um grande ponto de encontro de ideias e às vezes as “amizades” são criadas apenas por impulso — concordância em um grupo, por exemplo. Além disso, há pessoas que querem compartilhar tudo o que pensam ou fazem para um número maior de contatos.

4. Muita informação inútil

A quantidade de conteúdos compartilhados diariamente é imensa, mas o que realmente interessa para você é uma pequena parcela. Como o compartilhamento é simples, torna-se bem comum vermos fotografias com pouco conteúdo e também muitos links com informações duvidosas sendo enviados. Parte disso se deve ao fato de que há muitos links que são compartilhados sem serem realmente abertos.

5. Danifica suas habilidades de comunicação

Por causa do tempo que cada usuário passa em frente à tela enquanto utiliza o Facebook, há muitos usuários que interagem mais pela rede social do que pessoalmente. Segundo LifeHack, isso está prejudicando as habilidades de comunicação das pessoas. Isso se dá também pela dificuldade de entendimento de entonação durante a utilização da rede.

6. Quase tudo é maquiado

Postagens comuns não conseguem “likes” e não agradar ao público pode fazer com que muitos usuários fiquem com a autoestima prejudicada. Por isso muitos acabam maquiando tudo o que vão publicar, sempre tentando deixar as histórias mais engraçadas ou divertidas do que realmente foram.

7. Ele se torna sua vida

Para finalizar, a publicação diz que a estratégia de marketing do Facebook consiste em fazer com que os usuários passem cada vez mais tempo conectados. Somando tudo o que foi dito nos outros fatores, a autora Leyla Abdullayeva diz que o Facebook pode se tornar a própria vida dos consumidores — uma vez que na rede social é possível ser uma versão melhorada do que realmente se é.

Cupons de desconto TecMundo: