Falha no Facebook permite que os usuários vejam listas de contatos ocultas

1 min de leitura
Imagem de: Falha no Facebook permite que os usuários vejam listas de contatos ocultas

De acordo com o CyberInt, um grupo voltado para a defesa e a segurança das informações na rede, uma vulnerabilidade no Facebook permite que qualquer usuário descubra parte da lista de amigos dos outros. Se você é daqueles que colocam todas as suas informações no modo privado, provavelmente não vai gostar de saber que a sua lista de amigos é acessível a outras pessoas.

O problema não é necessariamente com você, mas sim com os seus contatos que possuem o perfil aberto e acabam por dedurar seu de forma inevitável. Quando alguém tem seus contatos visíveis, revela que tem ligação com você e, mais ainda, pode dizer quantos amigos em comum possui com o seu perfil.

Ainda que esta falha não seja capaz de revelar toda a sua lista de amigos, ela vai impedir você de se esconder completamente. Fora isso, esta vulnerabilidade revela que a sua privacidade depende das configurações alheias para funcionar de verdade.

Como funciona a falha

Como o CyberInt deixa claro em sua reportagem para o Mashable, tudo o que você precisa saber para descobrir mais sobre algum perfil é ter o conhecimento de algum contato da sua “vítima” que tenha perfil com a lista aberta. Para isso basta usar o link: https://www.facebook.com/[perfil da pessoa com a lista oculta]/friends?and=[perfil da pessoa com a lista aberta] — substituindo as partes indicadas.

Uma figura pública que podemos usar como exemplo deste experimento é Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que possui os contatos ocultos. Já sabemos que não temos como ver absolutamente nada do CEO, mas seu amigo Chris Cox, o chefe da área de produtos da empresa, é dono de um perfil completamente aberto. Através dele, mesmo a despeito das configurações de privacidade de Zuckerberg, conseguimos acessar uma lista de 248 amigos que eles têm em comum.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.