Facebook com novo tema e música de fundo? Não caia nesse golpe

1 min de leitura
Imagem de: Facebook com novo tema e música de fundo? Não caia nesse golpe

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Avast! Blog)

Se você utiliza o Facebook com frequência, há uma grande possibilidade de já ter visto algumas postagens e compartilhamentos suspeitos. Uma nova ameaça está rolando na rede social e mais uma vez as pessoas precisam ficar de olhos abertos para não serem fisgadas.

O analista Honza Zika da AVAST Virus Lab encontrou um código malicioso, batizado de “Facebook Music Theme Scam”, escondido dentro de uma publicação que promete alterar o tema do perfil do internauta, deixando-o todo colorido, e adicionar uma música de fundo.

De acordo com o relatório do especialista, foram automaticamente curtidas 32 fotos, pessoas, grupos, entre outros. Pode parecer um “ataque” sem grandes pretensões, mas o problema pode ser mais sério do que aparenta.

Zika observou uma foto aleatória com mais de 37 mil curtidas, sendo que a grande maioria delas, provavelmente, veio de perfis infectados. Além disso, um segundo script encontrado continuava efetuando curtidas. Foram encontradas páginas com mais de um milhão de likes.

A ideia dos golpistas é inflar algumas dessas páginas para que elas ganhem notoriedade e depois sejam vendidas para pessoas mal-intencionadas que vão oferecer serviços e produtos falsos. Apesar disso, por enquanto, o analista diz não ter descoberto nenhum código capaz de danificar computadores diretamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.